Grande Manifestação em Lisboa
Estação de Santa Apolónia, Rua dos Caminhos de Ferro, 1100-108 Lisboa
Sábado, 31 de janeiro
14h
Concentração: Santa Apolónia, Lisboa
| CARVIEW |
Lisboa (Portugal): Grande Manifestação “O Interior não está à venda : Não às megacentrais solares!”, 31 de janeiro de 2026
Porto (Portugal): “Nós Ficamos”, concentração contra os despejos, 5 de janeiro 2026
Junta-te à concentração!
5 de janeiro 2026
18h30
Rua da Boavista 725, Porto
A Porto Vivo está a despejar inquilinas do Porto com Sentido, sem cumprir a legislação. As inquilinas unidas dizem: NÓS FICAMOS!
Sabe mais sobre a situação da Rita no nosso vídeo no YouTube, contacta-nos se estás ou conheces quem esteja numa situação semelhante, podes resistir! Aparece na Assembleia de Moradores dia 3 de janeiro, às 15h, na Avenida Fernão Magalhães 619 e vem construir a luta das inquilinas e sem teto!
[Read More]
Belo Horizonte: Casa Encantada Turnê América do Sul
Estamos felizes em anunciar que, nos meses de Julho e Agosto, membros da Kasa Invisível cruzarão novamente as linhas imaginárias dos estados-nações para ampliar conexões, fazer novos laços e fortalecer os já existentes, dessa vez no Cone Sul!
A proposta da Gira é cruzar Chile, Argentina, Uruguai e o sul do Brasil lançando o livro Casa Encantada – Um Retrato da Luta por Moradia em Belo Horizonte, recém traduzido para o espanhol graças ao esforço voluntário de compas em 3 países.
Além do livro, levaremos debates, artes gráficas, aprendizados e trocaremos notas e experiências com movimentos e coletivos locais sobre as diferenças, semelhanças em nossas lutas locais. Além disso, buscaremos formas de aprimorar o apoio mútuo entre centros sociais e ocupações anticapitalistas na América Latina. [Read More]
Belo Horizonte (Brasil): projeto do livro “Casa Encantada”

Olá camaradas! Nós da ocupação Kasa Invisível, em Belo Horizonte, Brasil, desejamos a todos um feliz ano novo de luta, solidariedade e muita construção revolucionária.
Escrevemos para amigos e cúmplices de diversas partes do globo, que conhecemos na estrada, que corresponderam conosco, que visitamos ou que visitaram nossa ocupação, para anunciar a campanha que estamos organizando na plataforma FireFund para lançar o livro “Casa Encantada”. O livro documenta 20 ocupações autônomas em Belo Horizonte, a maioria surgida durante a pandemia. Espero com essa campanha poder traduzir ele para quatro idiomas e fazer uma turnê e lançamento em cidades no Brasil e na Europa em 2024. [Read More]
Ljubljana: Mačjak ameaçado de despejo
A seguir, comunicado de imprensa emitido em 31 de julho por Mačjak, o espaço anarcha-queer ocupado em Ljubljana, Eslovênia. O festival contra o despejo será realizado em 15 de agosto de 2023.
Após pouco mais de um ano de trabalho e atividade para o espaço conhecido como Mačjak, nos deparamos com um aviso de despejo que entrará em vigor em 1º de agosto.
O Mačjak sempre foi imaginado como um local temporário para a comunidade anarcha-queer aqui em Liubliana para explorar seus meios e desejos. Essa foi a nossa chance de experimentar a ocupação pela primeira vez, depois de 16 anos de ocupação política em nossa cidade. A maioria de nós, que iniciamos o projeto, fomos despejados em janeiro de 2021 da fábrica autônoma ROG (ocupada em 2006) e nos mudamos para um espaço compartilhado da A-Infoshop (estabelecida em 2003) em Metelkova (ocupada em 1993). Precisávamos ver o que poderíamos fazer por nós mesmos e o que realmente queríamos para nós – o que queríamos inicialmente era uma pequena garagem para abrigar nossos projetos artísticos e políticos, mas esse espaço inicial já estava, na verdade, ocupado por pessoas sem-teto. Assim, ocupamos parte de um pequeno prédio que havia sido completamente saqueado. Não era possível nem ver o chão, quanto mais deitar nele. Achamos que era um lugar agradável. Não havia eletricidade, mas conseguimos ligar a água. No primeiro verão, limpamos as paredes, o piso e preenchemos os buracos onde os cabos elétricos haviam sido arrancados. Consertamos as portas. Logo se tornou um lugar para passar o tempo e convidamos outros grupos para se reunirem aqui. Rapidamente se tornou um local onde podíamos trabalhar e festejar, onde podíamos nos sentir seguros, embora o local tivesse sido atacado algumas vezes. Tornou-se um lugar onde podíamos construir nossa comunidade e nutrir a resistência Anarcha. [Read More]
Terriório Alto Turiaçu, Maranhão (Brasil): três dias de marcha pelo bem conviver na floresta
Presidente Médici, Maranhão (Brasil): Não à mineração e ao agronegócio em nossos territórios!
Nós, povo Ka’apor, realizamos nosso 3° Encontro de Governança e Autodefesa no município de Presidente Médici-MA, nos dias 28, 29, 30/04 e 01/05. Encontros para rever e organizar nosso Plano de Autodesa e proteção coletiva; organização e fortalecimento de nossa luta para preservar nosso território e a natureza.
Todos participam e decidem o que fazemos.
[Read More]
Lisboa: companheira despejadas ontem no Braço de Prata
Jantar Benefit Okupa Braço de Prata, Disgraça, Rua da Penha de França 217 B, Lisboa.
Ontem dia 23 de fevererio mais uma casa abandonada à que um grupo de pessoas tinha devolto à vida foi despejada sem ordem do tribunal. Os supostos proprietários do prédio, situado no Braço de Prata e que se encontrava abandonado e em processo de degradação, apareceram por volta das 5pm com a polícia ao perceber que havia pessoas a morar ali. Depois duma tentativa falida de negociação com a propriedade, uma pessoa que se encontrava no local saiu ao exterior para passar uma ligação dum advogado a um agente da polícia. Os agentes identificaram esta pessoa e não devolveram o passaporte. A conversa sobre a devolução do passaporte acabou com a detenção de esta companheira, momento em que os agentes da polícia e os donos foram embora para a esquadra n. 14 de Chelas. Uma vez lá, os companheiros que foram apoiar não obtiveram informações sobre de que era acusada a companheira ou quando poderia ser libertada. Ao serem perguntados sobre a necessidade de apresentar uma ordem de despejos, os agentes disseram que ocupar é um delito e não é necessária ordem do tribunal. [Read More]
Atenas: Zizania, novo centro social ocupado
Bem vinda à Zizania, centro social ocupado em Victoria, na Fylis e Feron. Que seja um espaço da vizinhança para auto-organização, intervenções sociais, resistência coletiva e construção comunitária. Vamos nos encontrar nesse espaço para compartilhar pensamentos, comida, café, roupas e o que mais a gente possa imaginar. Para trocas livres e cortes de cabelo gratuitos, para exibições, para aprender e ler, para oficinas e encontros/reuniões/assembleias. Vamos celebrar esse espaço como um passo na direção de mais espaços públicos, vamos fazer o melhor dessa oportunidade, já que somos quem molda e assume nossas lutas e não devemos depender nem de outras pessoas, nem de instituições, nem de melhores condições para fazer isso.
Com a Zizania nós miramos em primeiro lugar criar um espaço de respiro do racismo, sexismo, capitalismo e violência do estado e da sociedade. Nós vislumbramos um espaço de interação e troca entre pessoas de diferentes histórias, origens, identidades e idades, que falem línguas diferentes e tenham opiniões diferentes. Essas são condições que nós devemos criar e concretizar juntas, através de encontros, fortalecendo as relações dentro e entre nossas comunidades e conectando nossas lutas. Por muito tempo nós estivemos apenas sonhando sobre alguma coisa assim – com certeza não éramos as únicas pessoas – e agora queremos agir. Nesse espírito, te convidamos a trazer suas questões, ideias, iniciativas, e lutas para discutir como podemos construir esse espaço juntas. [Read More]
Amsterdã: relatório da ação de ocupação do dia 8 de março
Hoje, em homenagem ao dia 8 de março, nós do Grupo Anarcha-Feminista de Amsterdã, organizamos uma ação de ocupação acompanhada de uma manifestação. Por questões de segurança, ela foi organizada silenciosamente, com chamadas sendo compartilhadas em canais privados. Apesar disso, mais de 60 camaradas vieram apoiar nossa ação! 3 faixas (“Liberdade para a vida da mulher”, “Trabalho sexual é trabalho”, “Destrua o patriarcado, lute contra o capitalismo, destrua o estado”) foram lançadas acompanhadas de sinalizadores das janelas do prédio ocupado. A polícia esteve presente, mas ninguém foi preso.
Nossa declaração política:
Somos informados de que não há casas suficientes para todos, que não há espaços suficientes para os refugiados e imigrantes que vêm para cá, fugindo das guerras imperialistas e das economias destruídas pelo (neo) colonialismo. É inaceitável que a mídia culpe a imigração pelo fato de que todos parecemos lutar para encontrar um lar. Este é um exemplo de imigrantes e refugiados sendo usados como bode expiatório.
Não há problema de falta de espaço, não há “crise habitacional”, o único problema é a distribuição desigual da riqueza. O problema é o capitalismo.
Estamos sendo empurrados para fora de nossa cidade pelo aumento dos preços dos aluguéis e pela gentrificação. As habitações sociais estão sendo vendidas de forma privada e a falta de moradias populares significa que a classe trabalhadora é forçada a deixar a cidade. Mesmo pessoas com profissões essenciais, como professores, assistentes de saúde e assistentes sociais são forçadas a se mudar. As pessoas lutam para pagar seus aluguéis, enquanto os especuladores têm liberdade para fazer o que quiserem. Alguns investidores privados têm centenas de casas, por exemplo, o príncipe Bernhard tem mais de 600 casas, e o proprietário deste edifício, Anthonie Mans, possui mais de 100 outras propriedades na Holanda. As listas de espera para a habitação social são ridículas e podem levar de 8 a 14 anos para as pessoas conseguirem uma vaga. Mas, para cada morador de rua, estima-se que haja 750m² de espaço vazio em Amsterdã. [Read More]
Calendário de eventos
Arquivo
Ocupações ao redor do planeta
Jornal Mapa
Contra Info
À da Maxada, Setúbal
Coisa Preta
Biblioteca Kaos- CRONOLOGIA MALDIITA> Cronologia da confrontação anárquica no território controlado pelo estado brasileiro (2000-2015). lvro para baixar e imprimir
- Quando a anarquía incomoda. Comunicado da Biblioteca Kaos diante da Perseguição contra anarquistas
- “BEM-VINDO AO INFERNO: TEXTOS SOBRE A INSURREIÇÃO CONTRA A CÚPULA DO G20 HAMBURGO, 2017”
Biblioteca Terra Livre
Agência de Notícias AnarquistasColetivos / Espaços autônomos
Mídia Independente
Ocupações
- À da Maxada (Setúbal – PT)
- Aldeia Maracanã (Rio de Janeiro – BR)
- Biblioteca Kaos (Porto Alegre – BR)
- Casa da Resistência (Feira de Santana/BA – BR)
- Casa Viva (Angra dos Reis/RJ – BR)
- CCP Parque Geórgia (Cuiabá – BR)
- Kasa Invisível (Belo Horizonte – BR)
- Ocupação Contestado (São José/SC – BR)
- Ocupação Dandara (Belo Horizonte – BR)
- Ocupação Eliana Silva (Belo Horizonte – BR)
- Ocupação Guarani Kaiowá – (Contagem/MG – BR)
- Ocupações da Izidora (Santa Luzia/MG – BR)
- Okupa 171 (Pelotas/RS – BR)
- Portelinha (Curitiba – BR)
- Rede do Extremo Sul (São Paulo – BR)
- Resistência Urbana (Vitória – BR)
- Vila Autodromo (Rio de Janeiro – BR)




