YouTube complica a vida aos downloaders
01-02-2026 | 21:00 | Aberto até de Madrugada
A par da mais recente vaga de medidas contra os adblockers, o YouTube parece estar também a intensificar a sua ofensiva contra métodos alternativos de acesso a funcionalidades Premium, desta vez ao bloquear ferramentas de download de vídeos. Nos últimos dias, vários utilizadores relataram que diversas ferramentas de download populares deixaram subitamente de funcionar.
Entre as afectadas está o 4K Video Downloader Plus, que passou a apresentar erros constantes ao tentar guardar vídeos. O problema estende-se também ao yt-dlp, um projecto open-source usado por inúmeros serviços. Vários developers confirmaram que o YouTube está a devolver erros HTTP 403, impedindo os downloads. Mas, como habitual, não demorou para que começassem a surgir métodos para contornar temporariamente as restrições com versões experimentais ou soluções provisórias, e uma actualização do yt-dlp parece ter resolvido o problema para parte dos utilizadores.
Esta vaga de bloqueios demonstra que o YouTube tem estado a fazer tudo o que pode para quem tenta escapar ao YouTube Premium. Primeiro vieram os erros associados a ad blockers, depois as restrições a apps alternativas, e mais recentemente o fim de truques para reprodução em segundo plano.
Mas, como é certo e sabido... para cada acção, existe uma reacção:
PSA: YouTube background play should be working again on Android and desktop! 🎉
— Brave (@brave) January 30, 2026
We've released a temporary fix already and will roll out an official fix next week. Thank you for your patience!





























