Motivações para a criação do Blog.

Hello, peoples!! Meu nome é Rebeka e sou formada em biblioteconomia. Esse é meu segundo blog e como podem ver o nome se chama “Lado B’ibliotecária” pois para mim é uma parte da Rebeka que se faz nesse blog, o lado profissional e curioso, o meu lado B. Criei porque amo escrever e após meu TCC…

E quando a sala de aula te resgata?

Pois é, gente… Amo bibliotecas, sempre fui categórica em dizer isso, até cursei biblioteconomia, vejam só… Mas estar em sala de aula, conduzindo… movimentando… me resgatou. Resgatou-me dos medos, anseios, pensamentos infundados. Resgatou um amor por uma prática que até então eu nunca tive e que os livros nunca me proporcionaram. Trabalhar com crianças e…

O saber e a experiência!

Antes, um breve desabafo: Ando me perguntando o motivo pelo qual sempre tive medo de fazer licenciatura… Como me arrependo de não ter feito antes. Mas compreendo que tudo tem seu momento certo pra acontecer, talvez hoje, mais madura, seja o momento propício para apreciar essa coisa linda que é a educação! Ok, ok, parando…

Pedagogia!

Olá, Sim, eu sei… faz um tempão que não passo por aqui, porém nunca é tarde não é mesmo? Haha Estou trazendo novidades… meu blog terá novos assuntos a tratar pois estou cursando pedagogia e estou SUPER animada para compartilhar essa nova caminhada. Falarei sobre as disciplinas cursadas, textos lidos e debates atuais. Uma coisa…

Escrita: sua importância dentro e fora do meio acadêmico.

Escrever é um ato extremamente importante dentro de um curso universitário, principalmente nos contextos das humanidades (psicologia, história, biblioteconomia, letras etc)  onde o texto é o nosso laboratório habitual. Por meio da escrita, surgem mapas mentais, textos argumentativos, críticos ou mesmo simples resumos, onde ideias das mais diversas são entrelaçadas, advindas do uso de variadas fontes…

Mas o que faz um bibliotecário?

Pra começar eu gostaria de dividir a profissão por meio de dois pontos de vista: Mercado de trabalho Funções dentro de uma unidade de informação O mercado de trabalho para um bibliotecário é amplo, visto que a profissão generalizou-se a bastante tempo, indo de bibliotecas para unidades de informação de maneira geral. Isso quer dizer que hoje, o…

Ser bibliotecária é…

Ser bibliotecária é… Gostar de ajudar as pessoas… De vê-las satisfeitas. Gostar de livros, de cheiro de livros… novos ou velhos. É gostar de organização sim, mas também da desorganização. Desorganização que denuncia a procura por respostas. Gostar das letras, dos números, dos símbolos, linguagem humana registrada que muitas vezes tem poder de ajudar outras…