

| CARVIEW |
"Conversar com os amigos é uma celebração... da amizade e da vida!"

Médio costa-marfinense reforça o FC Porto por empréstimo do Stade Rennais.
Há uma nova bandeira no balneário do FC Porto. O internacional costa-marfinense Seko Fofana chega à Invicta cedido pelos franceses do Stade Rennais até ao final da temporada e vai envergar a camisola azul e branca com o número 42 em homenagem ao ídolo Yaya Touré.
Nascido em Paris no sétimo dia de maio de 1995, Seko Mohamed Fofana teve o primeiro contacto com o futebol nas escolas do Paris FC, representou o FC Lorient e concluiu a formação nos escalões jovens do Manchester City, emblema ao serviço do qual venceu a Premier League International Cup, em 2014/15, antes de sair por empréstimo para o Fulham FC.
Após 25 jogos pelo emblema de Craven Cottage, o médio rumou à Córsega para representar o SC Bastia e dar início ao percurso na Liga Francesa. Utilizado em 32, titular em 25 e totalista em 18 das 38 jornadas da edição 2015/16 da prova, somou um golo e uma assistência e despertou o interesse da Udinese. Jogou quatro épocas em Itália, durante as quais totalizou 13 remates certeiros e outros tantos passes decisivos.
Aos 24 anos, na fase de maior fulgor da carreira, mudou-se para Lens e pegou de estaca no plantel de Franck Haise. A influência do centrocampista e capitão na Ligue 1 foi tal que, em 2021/22, recebeu o Prémio Marc-Vivien Foé, distinção entregue ao melhor jogador africano no principal escalão gaulês, depois de assinar oito golos e uma assistência.
Na temporada seguinte voltou a liderar a equipa que terminou no segundo posto da tabela classificativa e que regressou à Liga dos Campeões passados 21 anos. Fofana contribuiu diretamente para 12 golos nessa campanha histórica do RC Lens.
Recrutado pelo Al-Nassr quando os sauditas começaram a reunir craques do futebol europeu, o mais recente Dragão participou em 25 jogos - marcou três golos, fez uma assistência e venceu uma Taça da União das Associações de Futebol Árabe - antes de se afirmar como uma peça-chave para a Costa do Marfim conquistar a Taça das Nações Africanas de 2023 e de ser cedido ao Al-Ettifaq, treinado por Steven Gerrard, na segunda metade de 2023/24 e na primeira de 2024/25.
A aventura no Médio Oriente terminou e o regresso ao país natal deu-se pela porta do Stade Rennais, atual sexto classificado do campeonato francês. Ao serviço da seleção na última CAN, em Marrocos, o médio disputou quatro partidas e ajudou o país a chegar aos quartos de final.
Aos 30 anos, Seko Fofana aterra pela primeira vez em Portugal para acrescentar capacidade física, chegada à área, experiência e liderança a um plantel que compete em três frentes: Liga Portuguesa, Liga Europa e Taça de Portugal.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20260202-pt-seko-fofana-e-dragao
Reportagem: https://www.fcportotv.com/app/watch/8034708883?play=true
https://www.fcportotv.com/app/watch/6312055998?play=true
#fcporto #contratação #internacional #médio #costadomarfim #sekofofana

Extremo norte-americano assinou um duplo-duplo com 27 pontos no triunfo frente à UD Oliveirense (85-62).
Cornelius Hudson viveu uma tarde de grande inspiração no Dragão Arena. Autor de um duplo-duplo com 27 pontos, 10 ressaltos e uma assistência, o extremo norte-americano foi a figura de proa na vitória diante da UD Oliveirense (85-62), relativa à 13.ª jornada da fase regular da Liga, que valeu a ascensão ao quarto posto da classificação (21 pontos).
A formação de Oliveira de Azeméis até entrou melhor (0-7), mas uma atitude irrepreensível dos comandados de Fernando Sá junto a ambas as tabelas culminou numa reviravolta (14-12) que obrigou o treinador adversário a pedir um desconto de tempo. As instruções não surtiram efeito perante um conjunto azul e branco dominador que marcou 13 pontos sem resposta até ao término do primeiro período (27-15). O bom momento teve continuidade no arranque do segundo quarto e a vantagem chegou a estar no dobro (34-17), mas a eficácia abrandou e a vantagem estreitou-se (44-36). Cornelius Hudson assinou 16 pontos e sete ressaltos, configurando-se como o maior protagonista da etapa inaugural.
Ao contrário do que havia acontecido na primeira parte, o FC Porto começou a todo o gás a segunda, principalmente no que ao trabalho defensivo diz respeito, e o extremo norte-americano continuava a dar show com pontos de todos os feitios. À entrada para o último quarto, Hudson levava 25 - além dos dez ressaltos e uma assistência - dos 62 pontos marcados por uma equipa que, passada meia-hora de jogo, apenas tinha sofrido 44. Nos derradeiros dez minutos, Gonçalo Delgado surgiu em força e terminou com 19 - o máximo da carreira na Invicta -, tornando-se também um peça muito influente no resultado confortável que o placar mostrava aquando do soar da buzina (85-62).
No próximo sábado, há clássico frente ao Sporting, em Lisboa, na 14.ª jornada da fase regular (15h00, RTP 2).
Ficha de jogo
FC PORTO 85-62 UD OLIVEIRENSE
Liga Portuguesa de Basquetebol, fase regular, 13.ª jornada
1 de fevereiro de 2026
Dragão Arena
Árbitros: Paulo Marques, Diogo Morais e Frederico Maia
FC PORTO: Javian Davis (11), Tanner Omlid (5), Robbie Beran (2), Wes Washpun (3) e Cornelius Hudson (27)
Suplentes: Miguel Maria,
Treinador: Fernando Sá
UD OLIVEIRENSE: Earl Timberlake (5), James Boeheim (10), José Barbosa (5), Jordan Sibert (15) e Mikyle Mcintosh (4)
Suplentes: Filipe Dionísio, Carlos Suarez, Diogo Araújo, Leon Ayres (19), Miguel Fonseca, João Embaló (2) e André Bessa (2)
Treinador: João Figueiredo
Ao intervalo: 44-36
Parciais: 27-15; 17-21; 18-8; 23-18» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20260201-pt-uma-tarde-para-nao-esquecer-de-cornelius-hudson
Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/7700012048?play=true
#fcporto #basquetebol #liga #vitória #corneliushudson #gonçalodelgado

FC Porto venceu o Castêlo da Maia por 3-0 na 17.ª jornada da Liga de voleibol.
À semelhança do que tinha acontecido nos outros sete jogos disputados no Dragão Arena para a Liga de voleibol, o FC Porto venceu, desta feita o Castêlo da Maia e por margem máxima na 17.ª jornada (3-0). Com este resultado, as azuis e brancas passaram a somar 47 pontos na liderança isolada da tabela classificativa.
Sem Shainah Joseph, ausente com problemas físicos, as azuis e brancas criaram curtas distâncias no placar no arranque do primeiro set (8-5) antes de cavarem um fosso maior graças à superioridade natural (19-13) e de, apesar das dificuldades causadas pelo serviço de Piu, fecharem o primeiro set por uns esclarecedores 25-19.
A desvantagem devido à boa réplica das maiatas no início do segundo parcial manteve-se até Ana Rui Monteiro ir para a linha de serviço. Com a zona 4 a provocar erros adversários desde a primeira bola, as anfitriãs conseguiram seis pontos consecutivos (10-7) e lançaram-se para mais um triunfo pelo mesmo parcial (25-19).
Determinadas a fechar o jogo e já com Lila Durão e Victória Alves em campo, as portistas criaram distância no placar desde cedo (10-4), João Pedro Vieira ainda pediu dois descontos de tempo, mas não evitou o consumar da 16.ª vitória na Liga (25-14).
Para o próximo domingo, está marcada uma receção ao CD Fiães referente à ronda 18 do campeonato (18h00, Porto Canal).
Ficha de jogo
FC PORTO 3-0 CASTÊLO DA MAIA
Liga Solverde, 17.ª jornada
1 de fevereiro de 2026
Dragão Arena
Árbitros: Hugo Oliveira e José Caramez
FC PORTO: Joana Resende e Beatriz Basto (líberos); Saska Durovic, Mika Grbavica, Milana Božić, Lila Durão, Dominika Tarasova, Natalia Murek, Victória Alves, Jasmine Rivest, Bruna Correia, Kelsey Veltman e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho
CASTÊLO DA MAIA: Eva Rodrigues e Lia Forte (líberos); Bárbara Rodrigues, Andreia Cruz, Thaís Saraiva, Natália Silva, Matilde Teixeira, Carolina Leite, Inês Campos, Domingas Araújo, Beatriz Moreira, Leonor Ferreira, Aline Delsin e Aline Rodrigues
Treinador: João Pedro Vieira
Parciais: 25-19; 25-19; 25-14» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20260201-pt-lar-doce-lar
Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/7124186485?play=true
#fcporto #voleibol #feminino #vitória #liga #milanabožić #mika

FC Porto bateu o SC Braga (1-0) na 2.ª jornada da fase final do Nacional de Juniores B.
A equipa de sub-17 do FC Porto venceu neste domingo em casa do SC Braga, por 1-0, na 2.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Juniores B, somando assim o segundo triunfo em outros tantos jogos.
Depois do hat-trick frente ao Vitória SC (4-1) na ronda inaugural, Tcherno Jamanca (53m) voltou a ser o nome forte no triunfo dos Dragões, que seguem no topo da tabela com seis pontos.
Os sub-17 portistas, orientados por José João, alinharam com Francisco Mendes, Francisco Ferreira, Rodrigo Morais, Rodrigo Teixeira, Afonso Vieira (Martim Gonçalves, 62m), João Brito, Rodrigo Gonçalves (António Neto, 71m), Rodrigo Barbosa (Gonçalo Santos, 62m), Gabriel Lança (Pedro Vieira, 71m), Gustavo Guerra (António Pereira, 77m) e Tcherno Jamanca.
Na 3.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Juniores B, o FC Porto recebe o Real SC no Estádio de Pedroso (sábado, 7 de fevereiro, 11h00, Porto Canal).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20260201-pt-sub-17-foram-a-braga-buscar-mais-tres-pontos
#fcporto #sub17 #futebol #vitória #tchernojamanca #franciscomendes

FC Porto bateu o Rio Ave FC (3-0) e somou o primeiro triunfo na fase final do Nacional de Juniores A.
A equipa de sub-19 do FC Porto recebeu e bateu neste sábado o Rio Ave FC (3-0), no Estádio de Pedroso, em jogo da 2.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Juniores A.
Anhá Candé abriu o ativo logo aos 13 minutos numa bela jogada individual e viria a bisar na segunda parte com um excelente golpe de cabeça (57m). Pelo meio, já Domingos Muxito, também de cabeça, tinha dobrado a vantagem dos Dragões (54m), que passam a somar quatro pontos e assumem a liderança, à condição.
Os sub-19 portistas, orientados por Sérgio Ferreira, alinharam com Antoni Nikolov, Filipe Sousa (João Pinto, 46m), Martim Chelmik, Salvador Gomes, José Afonso (Guilherme Carvalho, 76m), Rayan Demirci, Bernardo Lima, Rúben Barbosa (Gonçalo Oliveira, 66m), Domingos Muxito, Tomás Peixoto (Francisco Fernandes, 46m) e Anhá Candé (Eduardo Ferreira, 69m).
Na 3.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Juniores A, o FC Porto desloca-se ao terreno do Gil Vicente FC (sábado, 7 de fevereiro, 15h00).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20260131-pt-sub-19-tres-pontos-com-nota-artistica
Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/2057108695?play=true
#fcporto #sub19 #vitória #anhácandé #domingosmuxito #nikolov

FC Porto B venceu em casa do SC Farense (3-2) na 20.ª jornada da Segunda Liga.
O FC Porto B bateu neste sábado o SC Farense (3-2), no Estádio de São Luís, em Faro, em partida da 20.ª jornada da Segunda Liga, somando assim o segundo triunfo consecutivo na prova. Com este resultado, os Dragões passam a contabilizar 27 pontos e sobem ao 10.º lugar da tabela classificativa.
Os “bês” portistas entraram de forma muito personalizada e criaram a primeira oportunidade flagrante logo aos nove minutos, mas nenhumas das unidades envolvidas no lance encontrou o caminho das redes. Em jeito de recompensa, os Dragões chegaram à vantagem por intermédio de Gonçalo Sousa, que soube capitalizar um corte defeituoso de Lucas D’Agrella em pleno coração da área (21m).
Sempre muito perigoso, o FC Porto ameaçou o 2-0 pouco depois, mas na sequência de uma magnífica jogada coletiva, Leonardo Vonić rematou a centímetros do poste (28m). Não foi à primeira, foi à segunda. Após uma recuperação de bola no meio-campo ofensivo, o mesmo Leonardo Vonić elevou a contagem com um grande remate de fora da área que ainda resvalou nas luvas de Jakob Tannander (36m).
A reação dos algarvios não se fez esperar e foi assinada por Rui Costa, também ele autor de um grande golo em Faro (38m). Na etapa complementar, o SC Farense forçou o ritmo a pensar no empate e conseguiu-o através de Toni Herrero, que não deu hipóteses a Gonçalo Ribeiro (67m). Quando a igualdade parecia o desfecho mais provável, entrou em ação a dupla formada por Trafim Melnichenka e Mateus Mide.
O avançado bielorrusso desbaratou a defensiva algarvia no flanco esquerdo e serviu o campeão mundial de sub-17, que dominou a bola, rodou sobre si próprio e disparou para o fundo das redes com muita classe (81m), estreando-se assim a marcar como profissional. Até ao apito final de Bruno Vieira, o coletivo comandado por João Brandão segurou a vantagem com unhas e dentes e regressa a casa com mais três pontos na bagagem.
Na 21.ª jornada da Segunda Liga, o FC Porto B recebe o Académico de Viseu no CTFD Jorge Costa (sexta-feira, 6 de fevereiro, 18h00, Porto Canal).
FICHA DE JOGO
SC FARENSE-FC PORTO B, 2-3
Segunda Liga, 20.ª jornada
31 de janeiro de 2026
Estádio de São Luís, em Faro
Árbitro: Bruno Vieira
Assistentes: João Campos e Pedro Fonseca
Quarto árbitro: Marcos Brazão
VAR/AVAR: Rui Oliveira e Sérgio Jesus
SC FARENSE: Jakob Tannander; Dário Miranda, Rúben Fernandes, Lucas D’Agrella, Toni Herrero, Cláudio Falcão (cap.), Yannick Semedo, Balla Sangaré, Jaiminho, Rui Costa e Anthony Carter
Substituições: Jaiminho por Derick Poloni (46m), Rui Costa por Diego Dorregaray (65m), Lucas D’Agrella por Alysson (76m), Balla Sangaré por André Candeias (76m) e Dário Miranda por Marco Matias (84m)
Não utilizados: Brian Araújo, Alex Pinto, Assane Ndiaye e Bruno Almeida
Treinador: Pedro Neto
FC PORTO B: Gonçalo Ribeiro; Dinis Rodrigues, Gabriel Brás (cap.), Felipe Silva, Kaio Henrique, Domingos Andrade, João Teixeira, Kauê Rodrigues, André Miranda, Gonçalo Sousa e Leonardo Vonić
Substituições: André Miranda por Tiago Andrade (62m), Leonardo Vonić por Trafim Melnichenka (72m), Domingos Andrade por Tiago Silva (72m), João Teixeira por Mateus Mide (72m) e Gonçalo Sousa por Luís Gomes (85m)
Não utilizados: Diogo Fernandes, Yoan Pereira, André Oliveira e Duarte Cunha
Treinador: João Brandão
Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Gonçalo Sousa (21m), Leonardo Vonić (36m), Rui Costa (38m), Toni Herrero (67m), Mateus Mide (81m)
Disciplina: cartão amarelo a Jaiminho (35m), Domingos Andrade (54m), Derick Poloni (64m), Dinis Rodrigues (84m), Luís Gomes (87m), Diego Dorregaray (88m), Anthony Carter (90m+1), Gabriel Brás (90m+2), Gonçalo Ribeiro (90m+6)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20260131-pt-toque-de-mide-em-mais-uma-vitoria-dos-bes
Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/3679032584?play=true
#fcporto #equipab #vitória #gonçalosousa #leonardovonić #mateusmide

FC Porto venceu em Famalicão na 4.ª jornada do Torneio de Apuramento do Campeão (0-1).
A equipa feminina do FC Porto bateu neste sábado o FC Famalicão (0-1), na Academia do conjunto minhoto, numa partida da 4.ª jornada do Torneio de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional da Segunda Divisão. As azuis e brancas somaram a terceira vitória em três jogos - ainda sem qualquer golo sofrido - e estão a um ponto do líder Clube de Albergaria, que tem mais um jogo disputado, na classificação.
Mariana Azevedo, aos 13 minutos, cabeceou na sequência de um pontapé de canto para o único golo de um jogo que marcou a estreia da média dinamarquesa Laerke Tingleff.
Daniel Chaves elegeu o seguinte onze: Cora Brendle, Ema Gonçalves (cap.) (Sofia Silva, 60m), Mariana Queirós, Mariana Azevedo, Lara Filipe, Angeline da Costa, Maria Negrão (Laerke Tingleff, 76m), Lily Bryant (Lenka Mazúchová, 84m), Eliza Turner, Maria Ferreira (Cristina Ferreira, 84m) e Lara Perruca.
No banco, o treinador portista contou com as seguintes alternativas: Bárbara Marques, Sofia Silva, Karoline Lima, Joana Ferreira, Laerke Tingleff, Inês Oliveira, Lenka Mazúchová, Beatriz Amorim e Cristina Ferreira.
Na quarta-feira, o FC Porto desloca-se ao Complexo Desportivo Dr. António Pimenta Machado, em Guimarães, para defrontar o Vitória SC na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal (11h00, Canal 11).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20260131-pt-tres-em-tres-na-fase-final-feminina
Reportagem: https://www.fcportotv.com/app/watch/7629541009?play=true
https://www.fcportotv.com/app/watch/7057909746?play=true
#fcporto #futebol #feminino #corabrendle #marianaazevedo #vitória

Avançada francesa chega ao FC Porto proveniente dos Estados Unidos.
Depois de Lenka Mazúchová e de Laerke Tingleff, Mady Soumare é o terceiro reforço de inverno da equipa feminina do FC Porto. A ponta de lança francesa muda-se dos Estados Unidos para a Invicta aos 25 anos e prepara-se para dar início à primeira experiência em Portugal.
Natural de Paris, a avançada de 1,73 metros concluiu a formação em França, onde mais tarde disputou a principal Liga amadora feminina no escalão sénior, tendo marcado 46 golos entre 2018 e 2020, antes de atravessar o Atlântico.
Aos 23 anos matriculou-se na Briar Cliff University, onde conciliou os estudos com a paixão pelo desporto-rei. No primeiro ano fora de casa, assinou 19 remates certeiros e quatro assistências em 20 jogos, distinguiu-se como melhor marcadora da equipa e acabou eleita a melhor jogadora ofensiva do ano da confederação desportiva em que estava inserida.
Em 2023, mudou-se para a Texas State University e destacou-se como a arma secreta da equipa a sair do banco, tendo marcado três tentos decisivos durante a temporada. No ano seguinte, foi titular em 21 dos 22 jogos, consagrou-se como melhor marcadora (9) e foi eleita a melhor jogadora do Texas em 2024.
Na época de despedida do desporto universitário, Mady Soumare participou em 18 encontros, somou mais seis golos - metade deles valeram os três pontos - e três assistências, tendo despertado o interesse do FC Porto.
Aos 26 anos, a nova dona da camisola 92 portista reforça as opções de Daniel Chaves para o ataque e vai disputar a fase de Apuramento de Campeão da Segunda Divisão feminina, a Taça de Portugal e a Taça AF Porto.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20260129-pt-mady-soumare-reforca-a-equipa-feminina
#fcporto #futebol #feminino #avançada #madysoumare #contratação

Avançado internacional nigeriano foi colega de Pablo Rosario e treinado por Francesco Farioli no OGC Nice.
Terem Moffi, avançado internacional nigeriano que Francesco Farioli havia orientado no OGC Nice, chega ao FC Porto cedido pelo emblema francês num acordo com opção de compra válido até ao final da temporada e vai vestir a camisola azul e branca com o número 29.
Nascido em Calabar, a menos de 40 quilómetros da fronteira com os Camarões, Terem Igobor Moffi deixou a Nigéria com apenas 17 anos para ingressar na Buckswood Football Academy, em Inglaterra. À experiência no futebol britânico seguiu-se a estreia como profissional na Lituânia, primeiro ao serviço do Zalgiris Kaunas e depois do FK Riteriai.
Após marcar 20 golos em 21 jornadas na Liga Lituana, o esquerdino chamou a atenção do Kortrijk e mudou-se para a Bélgica. A aventura em solo belga foi mais curta do que o esperado, por força da pandemia, mas viria a revelar-se igualmente proveitosa: nos 11 jogos disputados em janeiro, fevereiro e agosto de 2020, o ponta de lança de 1,88 metros festejou seis vezes e transferiu-se para os franceses do Lorient, clube no qual teve impacto imediato.
Ao golo na estreia seguiu-se uma sequência de cinco jogos consecutivos a faturar e outra de seis remates certeiros em três encontros, séries que lhe permitiram terminar a temporada 2020/21 com 15 golos e convenceram Gernot Rohr a convocá-lo pela primeira vez para a seleção nigeriana, pela qual se estreou em junho de 2021, contra os Camarões - viria a coincidir com Zaidu nas Super Eagles em seis ocasiões.
Oito tentos e quatro passes decisivos depois, o mais recente Dragão arrancou 2022/23 com 12 golos em 18 jogos e mudou-se para a Côte d’Azur, onde faturou em 20 ocasiões - 11 das quais sob o comando de Francesco Farioli - e fez seis assistências ao lado de Pablo Rosario. Regressado em março do ano passado, marcou uma vez em cinco jogos e, na presente campanha, leva três golos em 15 encontros.
Terem Moffi chega a uma casa que já conhece - foi titular na derrota do OGC Nice no Estádio do Dragão em novembro (3-0) - para adicionar capacidade de finalização e presença na área ao plantel comandado pelo velho conhecido Francesco Farioli.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20260130-pt-terem-moffi-e-dragao
Reportagem: https://www.fcportotv.com/app/watch/6723212915?play=true
https://www.fcportotv.com/app/watch/1902751572?play=true
VLOG: https://www.fcportotv.com/app/watch/2522509018?play=true
#fcporto #contratação #avançado #teremmoffi #internacional #nigéria

Média dinamarquesa troca o Nordsjaelland pelo FC Porto aos 26 anos.
Há mais uma cara nova na equipa feminina do FC Porto: Laerke Tingleff mudou-se para Portugal aos 26 anos e prepara-se para embarcar na primeira aventura no estrangeiro. A média dinamarquesa junta-se a Lenka Mazúchová no lote de reforços de inverno às ordens de Daniel Chaves e vai vestir a camisola com o número 6.
Natural de Hillerød, a centrocampista fez toda a formação na Dinamarca, tendo iniciado o percurso como sénior no Brondby, emblema ao serviço do qual se sagrou Campeã Nacional com apenas 20 anos. Na temporada seguinte, rumou ao BSF e por lá se manteve durante um ano, até despertar o interesse do Nordsjaelland.
Durante as quatro épocas em que representou o conjunto de Farum, Laerke Tingleff lutou sempre pelos lugares cimeiros da tabela classificativa e chegou mesmo a reerguer o troféu da Liga Dinamarquesa em 2023/24.
A temporada seguinte reservou-lhe um desafio diferente no B.93-HIK-Skjold e de lá rumou ao Odense BK, clube que representou na primeira metade da presente campanha, antes de receber o convite do FC Porto.
Aos 26 anos, a média prepara-se para fazer a estreia longe de casa e traz na bagagem a experiência que adquiriu na Liga Dinamarquesa e nas seleções jovens. Na Invicta, vai disputar a fase de Apuramento de Campeão da Segunda Divisão feminina, a Taça de Portugal e a Taça AF Porto.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20260129-pt-laerke-tingleff-reforca-o-futebol-feminino
#fcporto #futebol #feminino #aquisição #média #laerketingleff

No último compromisso da competição, portugueses superaram suecos nesta sexta-feira (30) com golo no último lance. É o melhor resultado do país na história do certame. Conheça as seleções semifinalistas. Decisão será no domingo.
Na decisão pelo quinto lugar do Europeu de Handebol Masculino 2026, Portugal venceu a Suécia por 36 a 35 nesta sexta-feira (30), em Herning (Dinamarca). A vitória sobre os suecos e a confirmação da quinta posição encerra a participação portuguesa no torneio, a sua melhor na história, superando a sexta colocação de 2020.
Ainda nesta sexta-feira, pelas semifinais, jogarão Alemanha e Croácia, mais Dinamarca contra a Islândia. Os vencedores destes confrontos farão a grande final, agendada para domingo (1 de fevereiro), também em Herning.
Nesta edição do certame continental, Portugal foi o líder do grupo B na primeira fase. No main round, ficou em terceiro lugar e de fora das semifinais, mas classificado diretamente para o Mundial 2027. O país será um dos anfitriões do próximo Europeu de Handebol Masculino, em 2028, ao lado de Espanha e Suíça.» in https://www.olympics.com/pt/noticias/portugal-vence-suecia-europeu-handebol-masculino-quinto-lugar

FC Porto venceu o Rangers FC (3-1) e terminou a fase de liga na quinta posição.
O FC Porto venceu o Rangers FC (3-1), concluiu a fase de liga no quinto posto e qualificou-se diretamente para os oitavos de final da Liga Europa. Com a segunda vitória caseira da semana, construída graças aos golos de Rodrigo Mora e Francisco Moura e a um autogolo de Emmanuel Fernandez ainda na primeira parte, os Dragões garantiram o estatuto de cabeças de série e vão jogar a segunda mão na Invicta.
Francesco Farioli promoveu cinco alterações face ao onze que tinha alinhado frente ao Gil Vicente (3-0), colocou Alberto Costa, Francisco Moura, Alan Varela, Rodrigo Mora e William Gomes em campo e viu duas das novidades serem os principais protagonistas da primeira parte.
Antes disso, aos seis minutos, os escoceses até se adiantaram por Djeidi Gassama, mas os azuis e brancos tomaram as rédeas de imediato e, aos 27, depois de tirar o adversário direto do caminho com uma receção primorosa, Rodrigo Mora aproveitou um corte defeituoso para dominar dentro da área e encostar para o empate (1-1).
A reviravolta não tardaria. À entrada para os últimos dez minutos da etapa inaugural, Bednarek descobriu Francisco Moura nas costas de Tavernier e o lateral beneficiou da falta de comunicação entre o capitão e o guarda-redes adversários para encostar de calcanhar e fazer o 2-1.
Ainda antes do regresso às cabines (41m), William Gomes cobrou com precisão um canto à direita e, na disputa com Bednarek, Emmanuel Fernandez - que pouco antes tinha estado em evidência ao fazer um corte impetuoso dentro da área sobre Pepê que motivou protestos - introduziu a bola na própria baliza (3-1).
No regresso das cabines, os portistas adaptaram-se a um Rangers naturalmente balanceado para diante, Alberto Costa e William Gomes saíram à hora de jogo para as entradas de Martim Fernandes e Borja Sainz, Pablo Rosario e Deniz Gül renderam Victor Froholdt e Samu aos 67 minutos, Gabri Veiga entrou por troca com Rodrigo Mora (80m) e Pepê ficou perto de aumentar a diferença nos derradeiros instantes, mas o 3-1 manteve-se até ao triplo apito de Jasper Vergoote.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20260129-pt-triplo-salto-para-os-oitavos
#liga #europa #fcporto #vitória #diogocosta #rodrigomora #farioli