| CARVIEW |
Em cima da mesa estavam e estão duas posições: avançar já com uma posição de renegociação do Memorando – e isso só pode ser feito ao nível do Conselho EUropeu entre primeiros-ministros, e isso pode envolver mais tempo, mais dinheiro e, quiçá, outras medidas; ou tentar cumprir o programa, tal como ele foi negociado até agora pelo PSD, e procurar outra solução a partir de Junho de 2014. O Presidente, no seu repto, propôs, precisamente, que o PS abdicasse da ideia de renegociar o memorando, oferencendo-lhe, em troca, o poder a partir de JUnho de 2014. Ou seja, Cavaco subscreveu, implicitamente, os cortes de 4700 mil milhões de euros, pois esta é a condição negociada para fechar o programa.
Agora, pergunto, será que o PS podia subscrever este tipo de medidas, quando nem sequer as negociou e nunca as poderia negociar? EU, como português, não confio que este primeiro-ministro e Vítor Gaspar tenham tido qualquer vontade de negociar um outro pacote de medidas e não reconheço a posição actual como correspondendo a uma situação de limite negocial. COmo eleitor, também não reconheço ao PS a legitimidade de subscrever esta negociação, na qual não participou e não mais participaria, alienando todo o seu eleitorado potencial, que, precisamente, apoia um outro tipo de estratégia e não confia no homem para quem “Portugal vive Às custas dos países do Norte”. Pode-se argumentar que a posição de renegociar o memorando é errada, mas não se pode, tal como o Presidente, querer simplesmente destruir a possibilidade de uma alternativa, por pior que venha a ser na prática.
]]>Hélder Rosalino queixou-se dos deputados se atrasarem a despacharem a lei, esquecendo dois “pormaiores”: a maioria é deles, logo pode acelerar trabalhos; mas o atraso começam antes, com o Governo a atrasar até ao final de maio esta legislação, que sabia que teria de passar por várias etapas de discussão, votação, aprovação e promulgação.
Cavaco deu cobertura a uma ilegalidade.
]]>Para apagar um comentário, faça login e veja os comentários das entradas. Aí terá uma opção para os editar ou eliminar. ]]>