| CARVIEW |
O artigo "Funçoes ZZ atinge maioridade: versão 18.3" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
]]>No último domingo, sim, dia 01/04, também considerado o dia da mentira, a CloudFlare lançou publicamente o seu serviço de DNS Público com um endereço IP terrivelmente fácil de se lembrar : 1.1.1.1 e 1.0.0.1
A Mozilla quer começar com isso testando DNS over HTTPS no Firefox Nightly de forma out-out, forçando o uso do servidor DoH recém lançado (juntamente ao 1.1.1.1) da CloudFlare. Provavelmente, após o teste vão dar a opção de configurar outros servidores DoH, mas não tem nada que automatize isso, como receber essa configuração pela rede, via DHCP ou PPPoE, por exemplo. Isso se deixarem em campo aberto, e não apenas listarem opções públicas que julgarem confiáveis. Como a maioria dos usuários não vai mexer nisso, vão usar o que vier. E os incentivos são de que toda aplicação adote isso.
Com isso, depois de todo mundo montar recursivos locais, para reduzir problemas com servidores externos e diminuir tempo de resposta, vamos voltar a usar servidores hospedados na Internet, centralizados, e talvez até geridos por quem tem interesse em acessar os dados de navegação dos usuários, contrariando a justificativa da privacidade (Google também tem servidores DoH e deve forçar no Chrome, Android e tudo mais em breve, se já não o fez). E mais: provedores e operadoras de acesso não vão ter controle sobre um recurso de rede que impacta diretamente na qualidade da conexão de seus assinantes.
Alguém mais não está gostando dessa direção que estão tomando?
Por mim, a solução ideal seria DNS over TLS, - implementado pelas aplicações interessadas nessa segurança extra, sem precisar instalar daemon cliente, enquanto não é suportado nativamente pelo sistema operacional - com o uso de servidores definidos na configuração de rede (manualmente ou via DHCP ou PPPoE). Unbound e outros já suportam TLS.
[GTER] DNS over HTTPS (DoH): fim dos recursivos locais e a Internet andando para trás?
Enviado por Fábio Rodrigues Ribeiro (farribeiroΘgmail·com)
O artigo "CloudFlare 1.1.1.1 e parceria com Firefox DoH" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
]]>Enviado por Ronaldo Ferreira de Lima (jimmy·ttyΘgmail·com)
O artigo "Slint, Distro Baseada no Slackware e Acessível" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
]]>Apesar de simular dois processadores lógicos, o Hyper-threading não oferece o dobro de desempenho como um núcleo físico. Segundo a Intel, o aumento de desempenho é de até 30%, dependendo da configuração do sistema. Os ganhos são mais expressivos em ambientes multitarefa.
Este breve artigo busca esclarecer quais são as implicações do Hyper-threading no monitoramento de CPU dos sistemas Linux.
Enviado por Heitor Augusto Murari Cardozo (heitor·augustoΘgmail·com)
O artigo "Utilização de CPU em sistemas Linux multi-thread" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
]]>Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (cabeloΘopensuse·org)
O artigo "Realidade Aumentada com 10 anos de idade e 10 linhas de código." foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
]]>A plataforma esta em constante evolução e é livre, estamos sempre buscando parceiros para aprimorar o sistema, não somente fornecendo informações sobre os locais que já realizam experiências em agroecologia mas com sugestões e dicas de como melhorar a plataforma em si. Por ser um Software Livre você pode contribuir com código, documentação e tradução da interface.
Esta plataforma esta disponível como Software Livre, sobre a licença GPLv3, e foi oficialmente apresentada durante o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia (#Agroecologia2017) que ocorreu em Brasília, DF em 2017.
Conheça a Plataforma em funcionamento em https://mapadaagroecologia.org/ e adicione o Local e a Experiência que esta realizando para que possamos fomentar novas redes de colaboração.
Através do código-fonte é possível customizar a plataforma e implantá-la em qualquer iniciativa que deseje mapear experiências de agroecologia no Brasil.
O Código-fonte esta disponível em https://gitlab.com/ITBio3/agroecologia e foi desenvolvido utilizando Ruby on Rails.
Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘitbio3·org)
O artigo "Nova versão da plataforma livre para o mapeamento de iniciativas em agroecologia" foi originalmente publicado no site BR-Linux.org, de Augusto Campos.
]]>Na verdade não há mistério na instalação de todo este ecossistema, o problema está nos “pequenos detalhes” que podem te fazer perder algum tempo caso sejam esquecidos — e o serão quando se tem alguma pressa!
Enviado por Giovanni Nunes (giovanni·nunesΘgmail·com)