Cuba na mira de Trump
Na última quinta-feira, 29 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, em meio à divulgação de milhões de páginas do "Caso Epstein", desferiu aquilo que muitos veem como a estocada final dos Estados Unidos para tentarem o que ainda não conseguiram nos últimos 64 anos de embargo econômico: mudar o regime de Cuba.
A decisão encerrou o mês de janeiro do homem que se julga imperador do mundo, que começou com a invasão e bombardeio da Venezuela, com mais de 100 mortos, e o sequestro do presidente eleito da República Bolivariana da Venezuela Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores.
Assim como fez quando aplicou o tarifaço ao Brasil, em que nos acusou
de sermos superavitários em relação aos EUA, quando tínhamos um déficit de quase 300 bilhões de dólares com eles, agora Trump acusa o governo
cubano de "desestabilizar a região" e de se aliar a adversários dos EUA,
como Rússia, China e Irã, e a "grupos terroristas" como o Hamas e o
Hezbollah.
Trump ameaça países que fornecerem petróleo a Cuba com uma tarifa adicional a seus produtos nos Estados Unidos.
Cuba em perigo real
O problema é que, segundo dados da empresa belga Kpler, publicados pelo Financial Times, Cuba tem petróleo suficiente para apenas mais 15 a 20 dias.
A ilha precisa de 110 mil barris/dia para consumo e produz apenas 40 mil.
No seu ataque a Cuba, Trump é escoltado por uma figura menor, o Secretário de Estado Marco Rubio, um anticomunista ferrenho, que falsificou a própria biografia ao afirmar que seus pais foram para os EUA fugindo da "ditadura comunista" de Cuba, quando não apenas os pais, mas também seus avós, saíram da ilha anos antes da Revolução Cubana.
Agora Rubio, que foi o elo de Eduardo Bolsonaro com Trump e agora já o abandonou, comemorou entre dentes:
"Gostaríamos muito de ver uma mudança de regime, mas isso não significa que vamos provocá-la".
Solidariedade a Cuba
O escritor e religioso frei Betto faz um apelo à solidariedade ao povo cubano. Betto informa que "a população cubana vem enfrentando nos últimos tempos um agravamento do bloqueio, principalmente pela falta de energia. Isso também afeta o abastecimento de água e essa energia que tem como base o petróleo era favorecida por três países, principalmente por três países que agora se encontram em situação crítica, a Rússia em guerra, o Irã em guerra e a Venezuela em crise e potencialmente em guerra devido aos ataques do governo genocida dos Estados Unidos. Então nós precisamos incrementar a solidariedade ao povo cubano".
Frei Betto sobre Cuba
PT emite nota sobre Cuba
A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores emitiu uma nota de protesto contra mais uma atitude violenta de Donald Trump em que também defende o fim do bloqueio à ilha.
“NOTA PÚBLICA EXECUTIVA NACIONAL DO PT
“O Partido dos Trabalhadores manifesta seu total apoio à República de Cuba ante as ameaças sofridas pela administração de Donald Trump e defende a soberania e a autodeterminação do povo cubano.
“Após invadir a Venezuela e sequestrar o presidente Nicolás Maduro, o governo estadunidense avança ainda mais sobre a América Latina, tendo como alvo agora o povo cubano e sua Revolução. Cuba já sofre um bloqueio unilateral criminoso há mais de 65 anos, que impede o país de se desenvolver livre e plenamente.
“O governo Trump quer agora sufocar totalmente a economia cubana ao impor mais um bloqueio e evitar que combustíveis cheguem à ilha, impedindo a geração de eletricidade e o transporte inviabilizando ainda mais a vida de cubanas e cubanos. Isto equivale a impedir o comércio humanitário com a ilha, que garante as mínimas condições de vida de seu povo.
“Defendemos o fim do bloqueio contra Cuba e sua total reinserção na política e economia mundiais.
“Não podemos aceitar mais um ataque à soberania de um país da América Latina e esta ameaça criminosa contra o povo cubano. Seguiremos defendendo o povo cubano, seu direito à autodeterminação, sua soberania, a Revolução Cubana e seus ideais de justiça social.
“Brasília, 31 de janeiro de 2026.
“Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores”
https://whatsapp.com/channel/0029VbBsQ5SLI8YSFXsdg92o
Apoie









