António Ferro: «A Arte é a mentira da vida. / A Vida é a mentira da Arte. / A mentira é a Arte da Vida.» Teoria da Indiferença (1920)
| CARVIEW |
Abencerragem
conservador-libertário, uns dias liberal, outros reaccionário. um blogue preguiçoso desde 25 de Março de 2005
sábado, janeiro 31, 2026
sexta-feira, janeiro 30, 2026
3 versos de Alexandre Dáskalos
«No compasso de espera, / ainda dia e não sei se noite, / é que acorda o nosso coração.»
Poesia (1961) - «Crepúsculo»
o que está a acontecer
«Era vulto apardaçado nos extremos, erguendo, algures para o céu, um mamilo vulcânico e deixando que a sua encosta central se doirasse, suavemente, na luz matutina. Visto de longe, a medrar, a medrar parecia recém-nascido no mistério oceânico, para enlevo de olhos fatigados pela monotonia marítima.» Ferreira de Castro, Eternidade (1933)
quinta-feira, janeiro 29, 2026
zonas de confronto
Simone de Beauvoir: «"Em França, vocês pensam nos problemas sem os resolverem", dizia-me, um dia, um americano. "Nós não pensamos nos problemas: resolvemo-los." / Resumia assim, nesta tirada agressiva, as críticas que em todos os tempos têm sido dirigidas ao pensamento especulativo: este não ajudaria a viver, e distrairia até da vida. É preciso viver.» O Existencialismo e a Sabedoria das Nações (1948) - trad. Mário Matos § Ivo Andrić: «Da ponte estende-se, como um leque, todo o vale ondulante com a pequena cidade de Visegrad e as suas cercanias, com povoações aninhadas nas abas das colinas, cobertas de searas, prados e ameixoais, riscada por muros e sebes e salpicada de pequenos bosques e raros tufos de verdura.» A Ponte sobre o Drina (1945) - trad. Lúcia e Dejan Stanković
4 versos de Camões
«Nem sou da terra, nem da geração / Das gentes enojosas de Turquia, / Mas sou da forte Europa belicosa; / Busco as terras da Índia tão famosa.»
Os Lusíadas (1572) - Canto I
o que está a acontecer
«Moram os que moem, e remoem e esmoem, os que se fecham à pressa e por dentro com uma mania, e os que se aborrecem um dia, uma semana, um ano, até chegar a hora pacata do solo ou a hora tremenda da morte.» Raul Brandão, Húmus (1917)
I. »Manhã alta, toda vestida de azul, com folhos brancos que o mar tecia e esfarrapava ao sabor da ondulação, a sombra escortinada na linha do horizonte ia crescendo e definindo-se em caprichoso recorte. Mais do que a terra próxima, como queriam os passageiros e a ciência náutica afirmava, dir-se-ia nuvem estática na luminosidade imperante.» Ferreira de Castro, Eternidade (1933)
I. «Entreabre-se uma janela - "Este Novembro de 1917 continua frio mas dourado. Por isso eu hoje desci muito devagar a escadaria do banco e me detive a calçar as luvas, mirando a faixa de céu azul que sorria entre os prédios altos. Seria um verdadeiro crime não aproveitar a doçura da tarde...» Francisco Costa, A Garça e a Serpente (1944)
quarta-feira, janeiro 28, 2026
1 verso de José Fernandes Fafe
«...Mansa, a manhã escorre pelo sono das estrelas,»
A Vigília e o Sonho (1951) - «Ode»
terça-feira, janeiro 27, 2026
quem vota em Ventura, para além dos pobres de espírito?
1. Os traumatizados da História, aqueles que justa e/ou injustamente foram apanhados pelo turbilhão da Revolução e da Descolonização.
2. Os seis intelectuais salazaristas, nem todos assumidos, estes os melhores.
3. Cento e cinquenta nazis dos subúrbios do nosso Portugal.
4. Os ressentidos da vida, os que padecem de inveja social (oh, tantos).
5. Os desertores do CDS, que nunca o convidariam para sua casa nem para a sua mesa quando ele era comentador do Correio da Manha tv (crime e bola), mas que agora exultam com a diabolização dos terríveis últimos cinquenta anos.
7. As patetas das mulheres deles, que entre duas hóstias na igreja de Santo António se arrepiam com tanto imigrante, mas têm a sua nepalesa como criada, a sua brasileira a fazer de babá (ou vice-versa), e até o seu par de ucranianos ou moldavos como caseiros, algures.
8. Os filhinhos, desde cedo treinados para estúpidos e ceo's, que enfim, até votaram Cotrim à primeira volta.
3 versos de Florbela Espanca
«Eu quero viver contigo / Muito juntinhos os dois / O tempo que dura um beijo,»
«Trocando Olhares» (póst., 1994)
zonas de conforto
Vergílio Ferreira: «Vida em superfícies lisas, desinfectadas, vida no instantâneo presente. Vi há dias um filme: Le Viol. Interiores brancos, ou seja, sem cor, móveis sintéticos. E nas paredes, quadros à Mondrian -- a estéril geometria. O tempo -- criação do nosso abandono. O futuro deve inventar uma eternidade à rebours. O instante neutro.» Conta-Corrente 1 (1980) § António Ferro: «Não sou um discípulo de Óscar Wilde. Quando o li pela primeira vez, tive a impressão de que tinha sido plagiado.» Teoria da Indiferença (1920) § Jorge Amado: «Não nasci para famoso nem para ilustre, não me meço com tais medidas, nunca me senti escritor importante, grande homem: apenas escritor e homem. Menino grapiúna, cidadão da cidade pobre da Bahia, onde quer que esteja não passo de simples brasileiro andando na rua.» Navegação de Cabotagem (1992) § Aquilino Ribeiro: «Ia-se à Senhora da lapa, à Senhora da Penha do Vouga, de cruz, estandarte e borracha à tiracolo, no bornal o pão amarelo de azeite e ovos, no merendeiro as trutas do Paiva. Em toda a parte punha ramo a nossa mocidade -- rapazes capazes de arremeter contra uma baioneta, moças a puxar para loirinhas, que por aqui não correu sangue africante.» O Malhadinhas (1922) § Machado de Assis: «Em músicas! justamente esta palavra do médico deu ao mestre um pensamento. Logo que ficou só, com o escravo, abriu a gaveta onde guardava desde 1779 o canto esponsalício começado. Releu essas notas arrancadas a custo, e não concluídas.» Histórias sem Data (1884) - «Cantiga de esponsais» § Adérito Sedas Nunes a Marcelo Caetano: «4/I/73 // Exmo Senhor Prof. Doutor Marcello Caetano, / Ilustre Presidente do Conselho // Senhor Presidente, // Como V. Ex.ª sabe, o Prof. Francisco Moura encontra-se detido pela DGS em Caxias desde a noite de 31 de Dezembro. A este respeito permita-me V. Ex.ª que leve ao seu conhecimento o seguinte.» .../... Cartas Particulares a Marcello Caetano (1985) - ed. José Freire Antunes
segunda-feira, janeiro 26, 2026
4 versos de Maximiano Gonçalves
«Ao leres, / Ouve a Palavra em silêncio, / Olha o corpo que tem / E prova-lhe o sabor,»
Ouvir a Palavra (2017) - «Ode à Palavra (Ouve a Palavra)»
domingo, janeiro 25, 2026
sábado, janeiro 24, 2026
o que está a acontecer
«Moram as Teles, e as Teles odeiam as Sousas. Moram as Fonsecas, e as Fonsecas passam a vida, como bonecas desconjuntadas, a fazer cortesias. Moram as Albergarias, e as Albergarias só têm um fim na existência: estrear todos os semestres um vestido no jardim.» Raul Brandão, Húmus (1917)
«Eu vou à frente, que esse aí está às escuras, tem as janelas de dentro trancadas. Dá como este para o caminho. A cama é alta. É um leito. Antiga, sim. A senhora conhece que é de cana! Pois será, será. Deitaram-lhe esse verniz, também mo disseram.» Olga Gonçalves, A Floresta em Bremerhaven (1975)
«E a história. E história assim poderá ouvi-la a olhos enxutos a mulher, a criatura mais bem formada das branduras da piedade, a que por vezes traz consigo do céu um reflexo da divina misericórdia: essa, a minha leitora, a carinhosa amiga de todos os infelizes, não choraria se lhe dissessem que o pobre moço perdera honra, reabilitação, pátria, liberdade, irmãs, mãe, vida, tudo, por amor da mulher que o despertou do seu dormir de inocentes desejos?!» Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição (1862)
sexta-feira, janeiro 23, 2026
4 versos de Ana Hatherly
«Neste ardente ardor / só tu és pausa / fuga / além-palavra»
Volúpsia (1994)
quinta-feira, janeiro 22, 2026
zonas de confronto
Leonid Andreiev: «Assim ficou a dispor de meios com que pagar a sua clínica até se finar, já que o mal era, no parecer dos médicos, um caso sem esperança de cura.» Os Espectros (1904) -- versão de Manuel do Nascimento § Hans Christian Andersen: «Nada melhor achei do que escrever directamente ao meu amigo de juventude, o Sr. Jorge O'Neill, que, depois do falecimento do pai, passara a ser o cônsul da Dinamarca. Assim fiz, e dele recebi a resposta, a que se seguiram outras cartas, renovando nos mais calorosos termos o convite de ir eu também visitá-lo, ver a sua bela pátria, hospedando-me na sua casa e na do irmão, onde estaria como na minha própria, e resolvi tudo aceitar tão bem quanto sentimentos entusiásticos o prometiam -- e cumpriram.» Uma Viagem a Portugal em 1866 (1868) - trad. Silva Duarte § Woody Allen: «Lembro-me de uma noite em que Scott Fitzgerald e a mulher voltavam para casa vindos da festa da passagem do ano. Foi em Abril. Durante os últimos três meses só tinham consumido champanhe e, na semana anterior, vestidos a rigor, tinham lançado o carro ao mar do alto de uma falésia com trinta metros de altura, só por causa de uma teima.» Getting Even / Para Acabar de Vez com a Cultura (1966) - «Memórias dos Anos Vinte» - trad. Jorge Leitão Ramos § Mikhail Bakunin: «Duas potências apenas existem hoje, e preparam-se para o embate fatal: a potência do passado, representada pelos Estados, e a potência do futuro, representada pelo proletariado. / Que esforço a poderia ainda salvar, não como classe, obviamente, mas como indivíduos? -- A resposta é muito simples: empurrada pela força das coisas para o proletariado, a média e sobretudo a pequena-burguesia deveriam nele entrar livremente, de livre vontade.» O Socialismo Libertário - «O movimento internacional dos trabalhadores» (1869) - trad. Nuno Messias § Ivo Andrić: «É a partir daqui que as montanhas se alargam bruscamente num anfiteatro irregular, cujo diâmetro não ultrapassa uns quinze quilómetros em linha recta. / Nesse lugar onde o Drina se precipita com toda a impetuosidade das suas águas verdes e espumosas da massa aparentemente fechada das montanhas áridas e negras ergue-se uma ponte de pedra grande e harmoniosamente talhada, com onze arcos de vão largo.» A Ponte sobre o Drina (1945) - trad. Lúcia e Dejan Stanković
1 verso de Manuel Alegre
«Darei ao povo o meu poema.»
Praça da Canção (1965) - «Do poeta ao seu povo»
quarta-feira, janeiro 21, 2026
2 versos de António Jacinto
«Ao "desamparinho" da tarde / Os coqueiros são lento adeus»
Sobreviver em Tarrafal de Santiago (1985) - «Saudades»
ucraniana CDIX (e provavelmente a última) - Ucrânia?...
Ao longo de quase quatro anos, a coluna da direita apresentou o texto de um post que escrevi logo no início da guerra e que será retirado nos próximos dias, pois tornou-se obsoleto. Mas continuará, portanto, neste blogue, a documentar o modo como um cidadão comum viu uma guerra fabricada na Europa por uma potência extraeuropeia.
A derrota estrondosa da estratégia delineada pela anterior administração americana arrastou com ela uma União Europeia, que se encontra hoje entalada entre o nacionalismo russo, hostilizado de forma irresponsável, e o imperialismo bandoleiro americano, como se está a ver com o caso da Gronelândia. O resultado não podia ter sido pior para a miserável subserviência europeia; e pior ainda para a Ucrânia, tomada por uma clique às ordens dos americanos.
O que restará da Ucrânia, ainda estamos para ver. O que fica da UE, cujos dirigentes não passaram de peões no jogo de uma superpotência, também.
Sem Nato, já não direi nada a propósito do futuro das repúblicas do Báltico, a não ser que mudem de política interna (minorias russas) e externa, se querem sobreviver incólumes.
E Portugal? Somos vizinhos dos Estados Unidos, como sempre tenho dito; e com os vizinhos convém ter boas relações, e mesmo assim não descansamos quanto aos Açores, atendendo ao cadastro vicinal...
Se os Estados Unidos fazem agora 200 anos, Portugal, em 2028, fará 900 como reino independente de facto, aniversário da Batalha de São Mamede; de jure, é menos 1143 (Tratado de Zamora) que 1179, quando foi emitida a bula Manifestus Probatum, pelo papa Alexandre III.
Em 2026, o Atlântico é crucial para o nosso país (Brasil, Cabo Verde, Angola) e nunca a CPLP foi tão importante. Só precisa mesmo de existir.
terça-feira, janeiro 20, 2026
3 versos de Manuel Bandeira
«-- A Lua / Assoma à crista da montanha. / Em sua luz se banha / A solidão de vozes que segredam...»
A Cinza das Horas (1917) - «Paisagem noturna»
segunda-feira, janeiro 19, 2026
3 versos de Rui Pires Cabral
«A cada país do mapa / uma mancha de cores macias / e a negra capital»
Capitais da Solidão (2006) - «Capitais da solidão»
domingo, janeiro 18, 2026
podia ter sido pior
Depois de grande parte do país ter dispensado os serviços de Gouveia e Melo -- bravos portugueses... --, eis-nos na segunda volta. Seguro, com todos os seus defeitos, pelo menos poupa-nos à rasteirice populista de um tipo que, apesar de doutorado, nem sequer sabe falar sem dar erros gramaticais (e não é o único). Uma lástima que nem todos merecemos.
o que está a acontecer
sábado, janeiro 17, 2026
sexta-feira, janeiro 16, 2026
há o voto em Manuel João Vieira e o voto no tiririca de turno
Manuel João Vieira está longe de ser um palhaço; quem não o conhecia pôde verificá-lo no debate a onze, na RTP. Contudo, já sabemos que grande parte dos que porão a cruzinha ao lado do belo fácies deste artista será a mole de néscios que se rebola de gozo quando vota no tiririca de turno.
Há, no entanto, casos em que o voto em Vieira pode ser inteligente e uma maneira superior de manifestação:
os que desprezam e contestam o Estado e as suas instituições, por exemplo os anarquistas, embora alguns, mais possibilistas, possam votar no que consideram o mal menor -- e aí não há incoerência particularmente grave;
os monárquicos, em especial os monárquicos liberais (em sentido político) também o podem fazer, como é o caso de Luís Coimbra, um dos fundadores do então respeitável PPM, que integra a comissão de honra de Gouveia e Melo; ser contra o regime republicano e ser patriota não tem nada de incompatível;
finalmente, mas mais difícil -- atendendo ao perfil libertário de Manuel João Vieira --, alguns autoritários, saudosistas do salazarismo e afins, que possam preferir tal a fazer os habituais arnaldos nos boletins de voto. Mas esses, no fundo, já têm o seu tiririca; diz-se que vai à frente nas sondagens.
Eu, já agora, reafirmo o meu voto em Gouveia e Melo; este país não está para amadores.
2 versos de Pedro Tamen
«Tento pensar-te acima de menino / pela mão de umas horas assustadas.»
Os Quarenta e Dois Sonetos (1973)
quinta-feira, janeiro 15, 2026
3 versos de José Régio
«Olhámo-nos um dia, / E cada um de nós sonhou que achara / O par que a alma e a carne lhe pedia.»
Poemas de Deus e do Diabo (1925 {1926]) «Adão e Eva»
quarta-feira, janeiro 14, 2026
1 verso de Antero de Quental
«Inundem-me d'amor teus olhos -- céu e luz --»
Primaveras Românticas (1872)
imagine-se Cotrim e os outros quando tudo arde... voto pelo seguro, mas no almirante
Ucrânia? Qual Ucrânia?... Neste momento tudo está a esfrangalhar-se, os imperialismos pujantes, a Europa de calças na mão, desprezada e detestada pela Rússia, esbofeteada pelos Estados Unidos graças à situação em que ela própria se colocou nos últimos anos: não é tanto a autonomia militar que a Europa não tem, mas a sua autonomia estratégica: nunca podendo ser uma entidade política coerente enquanto não se confederar, preferiu ser lacaia da América e comprar a inimizade da Rússia. Tem agora a paga e é bem feito.
Neste quadro de pernas para o ar, não quero ter como presidente um vazios das redes sociais ou um bonzo com décadas de política partidária. Não faço juras por Gouveia e Melo, mas sei que ninguém como ele, dentre os candidatos com possibilidade de eleição está tão preparado para estar à frente do país nestes tempos complicados, nenhum tem como ele o entendimento geohistórico, estratégico e político do país; e, assim o creio, nenhum dos outros terá a força para salvaguardar o país de ser ver enredado em guerras criadas por terceiros, para os outros morrerem por si. E acima de tudo, não tratar o povo português como uma nação de patetas.
O homem cuja acção durante a Covid19 foi um exemplo à escala mundial, o militar experimentado que insiste em não facilitar ou gestores de meia tijela e políticos palavrosos e com pouca substância? Sim, voto pelo seguro, mas no almirante.
terça-feira, janeiro 13, 2026
2 versos de José Alberto Oliveira
«Depois veio a idade do gelo, / Chegou em camionetas Bedford, todas enlameadas,»
Peças Desirmanadas e Outra Mobília (2000) - «Camionetas Bedford»
segunda-feira, janeiro 12, 2026
o que está a acontecer
«Paciência... paciência... Já a mentira é de outra casta, faz-se de mil cores e toda a gente a acha agradável -- Pois sim... pois sim... / Cabem aqui seres que fazem da vida um hábito e que conseguem olhar o céu com indiferença e a vida sem sobressalto, e esta mixórdia de ridículo e de figuras somíticas.» Raul Brandão, Húmus (1917)
«Dezoito anos! O arrebol dourado e escarlate da manhã da vida! As louçanias do coração que ainda não sonha em frutos, e todo se embalsama no perfume das flores! Dezoito anos! O amor daquela idade! A passagem do seio de família, dos braços de mãe, dos beijos das irmãs para as carícias mais doces da virgem, que se lhe abra ao lado como flor da mesma sazão e dos mesmos aromas, e à mesma hora da vida!» Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição (1862)
«A senhora está a olhar pra esta sala? É grande, é, e tem esta mobília toda, e tão alta que quase chega ao tecto. Comprámo-la com a casa. Foi quando chegámos da Alemanha, já fez agora um ano. Entre por aqui, entre. Cuidado com o degrau.» Olga Gonçalves, A Floresta em Bremerhaven (1975)
3 versos de Fernando Assis Pacheco
«acho tudo belo a Primavera no fim as árvores da praça / adormeceria aqui sentado / repleto com a minha meia idade atordoante»
Siquer Este Refúgio (1976) - «Quarto Bairro, Paris»
domingo, janeiro 11, 2026
sábado, janeiro 10, 2026
sexta-feira, janeiro 09, 2026
5 versos de Fernando Jorge Fabião
«Aprender o breviário do estio. / Lavar o olhar / na luz morosa da tarde / em cada rosto / em cada pedra.»
Na Orla da tinta (2001)
o que está a acontecer
«PORTO COVO // 3.ª feira. 1 de Julho. 1975 // -- Boa-tarde, minha senhora. Tenho quartos, sim. Ainda cá não tenho ninguém. Dos meados deste mês em diante é que eles aparecem. O ano passado até me pediram para os deixar dormir no chão. E que bem dormiram alguns! Se dormiram!» Olga Gonçalves, A Floresta em Bremerhaven (1975)
«Já vou quase no fim da praça quando ouço o rodar grave mas pressuroso de uma carroça de ancien régime: é o nosso chefe e comandante, o capitão da empresa, o Sr. C. da T., que chega em estado.» Almeida Garrett, Viagens na Minha Terra (1846)
«É a paciência, que espera hoje, amanhã, com o mesmo sorriso humilde: -- Tem paciência -- e os seus dedos ágeis tecem uma teia de ferro. Não há obstáculo que a esmoreça. -- Tem paciência -- e rodeia, volta atrás, espera ano atrás de ano, e olha com os mesmos olhos, sem expressão e o mesmo sorriso estampado.» Raul Brandão, Húmus (1917)
quinta-feira, janeiro 08, 2026
4 versos de Camões
«E, porque tudo note e tudo veja, / Ao Capitão pedia que lhe dê / Mostra das fortes armas de que usavam / Quando c'os inimigos pelejavam.»
Os Lusíadas (1572) - I, 63
quarta-feira, janeiro 07, 2026
4 versos de Manuel Bandeira
«O meu semblante está enxuto. / Mas a alma, em gotas mansas, / Chora, abismada no luto / Das minhas desesperanças...»
A Cinza das Horas (1917) - «Cartas de meu avô»
terça-feira, janeiro 06, 2026
JornaL
Como a adversidade torna as pessoas frágeis e mais humanas. Os pulsos atados, a farda prisional, a dificuldade em mover-se, a mulher nas mesmas condições. Tenho pena do Maduro? Nenhuma. Gosto de ver o homem diminuído? Nada.
Gosto, isso sim, da Dinamarca, a pátria de Andersen, da Lego, da Carslberg; onde as mulheres são tão bonitas e uma rainha emérita se correspondia com o Tolkien. A Dinamarca não merece; o governo dinamarquês e a primeira-ministra, sim. E a UE, por arrasto.
A Gronelândia para os gronelandeses: é a minha posição de princípio sempre (tal como as Falkland para o malvinos e não para os argentinos, em especial se forem generais). Mas o destino da colónia dinamarquesa está traçado: é americano.
Donald Tusk vê tudo mal parado, porque a UE não se dá ao respeito. Teve oportunidade para isso, tivesse sabido lidar doutra forma tanto com os Estados Unidos como com a Rússia (nem teria havido guerra na Ucrânia, muito provavelmente.) Agora, parece tarde.
5 versos de Rui Knoplfi
«Para lá do court de tennis, meu pai / assobia do outro lado da infância. Irei / mais tarde, agora desço à margem do rio. / Já vai a sepultar. Espanto as rolas / que esvoaçam. Chegarei a tempo?»
O Escriba Acocorado (1978) - «Encantações e exorcismos»
voto em Gouveia e Melo
Na minha vida adulta só por duas vezes me deparei como uma situação de grande incerteza e perigo geopolítico com implicações directas no continente europeu: o fim da Guerra Fria, com a implosão da União Soviética, e agora, com a rearrumação das grandes potências e a inflexão dos Estados Unidos que parecem ter finalmente percebido que nem a Rússia brinca nem a China anda a dormir. Por isso a política neomonroviana -- que mais do que "A América para os americanos", é a América para os norte-americanos. Claro que terão sempre a vizinhança próxima da Rússia no Árctico, com ou sem Gronelândia, que, já agora, não deverá tardar a ser anexada ou independentizada, queira ou não, de qualquer forma tutelada. Apesar de a Europa ter muito boa boca para os caprichos norte-americanos -- não batam só no Rangel; o Santos Silva fez muito pior ao embarcar(-nos) na estúpida farsa Guaidó (aí já não havia problema com a comunidade portuguesa) ou Luís Amado, com esse aborto chamado Kosovo, sem esquecer o recente Cravinho -- (apesar de a Europa ter muito boa boca,) não estou a ver como sobreviverá a Nato a um acto hostil do accionista maioritário sobre a pequena Dinamarca. Nada que preocupe Trump, que quer destruir a UE (esta, a continuar assim, alcança o desiderato sem precisar de ajuda), sem se importar muito que a Nato vá a seguir: basta-lhes umas testas de ponte para o continente, a começar pelos mais próximos: Islândia, Reino Unido (claro), Portugal (os Açores, mas não só).
Se até Trump ter mostrado, ainda antes da sua eleição, que a Nato era coisa de somenos e que alegadamente nem se importaria que a Rússia invadisse uns quantos países membros me pareceu então basófia, agora já não tenho certeza de nada.
Estamos, pois, numa situação internacional cada vez mais instável e imprevisível. Eu tenho várias razões para votar em Gouveia e Melo -- como teria também para votar em António Filipe ou mesmo em António José Seguro --, mas não quero arriscar, pela parte que me toca, e, francamente, só esta candidatura me parece vital no momento presente: Marques Mendes e Seguro demonstraram nos debates uma grande impreparação para lidar com uma eventual guerra em mais larga escala, espécie de marias-vão-com-as-outras. Com eles e Montenegro (como outrora com Costa) estaríamos envolvidos num ápice e sem darmos por isso numa guerra que nada tem que ver com os nossos interesses permanentes -- como aqui sempre tenho escrito -- e que é a posição do almirante. Nós somos um país Atlântico europeu -- não temos de nos envolver e muito menos combater nas margens do Mar Negro e morrer pelos interesses dos outros por causa da Ucrânia, que além de nem pertencer à Nato está na área de influência da Rússia, tal como a Venezuela está na área de influência dos Estados Unidos -- é assim a vida (e sempre foi assim, apesar de alguns professores de RI ou Direito Internacional terem acordado agora para a impotência da ONU ou para o fim (sic) de uma ordem internacional baseada em regras... Vão falar dessa ordem internacional à Sérvia, amputada pela força da sua província-berço, ao Iraque das armas de destruição maciça vislumbradas pelo Durão Barroso, ou à Palestina, desde sempre.
Isto não está para amadores, e espero não ter como presidente nenhum pacóvio que se deixe manobrar nos corredores de Bruxelas. O meu voto em Gouveia e Melo deve-se a essa esperança, que ele, mais do que qualquer outro, pode assegurar. O futuro o dirá.
segunda-feira, janeiro 05, 2026
3 versos de Carlos Daniel
«Sustenta-se na linha do horizonte / Sem arestas / Para fincarmos as garras»
Os Meus Dias (2018) - «A planície»
domingo, janeiro 04, 2026
sábado, janeiro 03, 2026
este Trump é um pândego
Confesso que me fartei de rir quando ouvi a notícia da captura do Maduro. Agora é que vão ser elas.
Para já: se a legitimidade do Maduro era zero, a da María Corina também não fica lá muito bem tratada.
Insurgência ou acalmação? Novas eleições ou segue o "chavista" (salvo seja) de turno?
Como diria Alberto Pimenta, "a situação exige mais perguntaaaas!..."
os candidatos presidenciais dizem de que modo encaram o envio de tropas portuguesas para a Ucrânia
Esta a questão essencial, ornamentada por parvoíces jornalísticas que nem merecem referência, no "debate das rádios", entre a 1,35' e a 1,52'
Luís Marques Mendes, à 1h36m: no fundo não exclui nada, num quadro de paz, mas ainda é cedo para opinar, o que quer dizer que pode aceitar tudo. Nacional-redondismo, o falar imenso e dizer praticamente nada.
André Ventura, à 1h39m: a conversa que o seu eleitorado gosta de ouvir; guerra? toma lá um manguito, parece que morre muita gente na guerra... Se o envio é justificado ou injustificado isso não interessa para nada -- não mandamos tropas mas estamos "ao lado da Ucrânia". Sim senhor! Junta-se mais uma colagem da "extrema esquerda" (quer dizer o PCP, pretendendo atingir o Bloco e o Livre, injustamente, pois sabemos que estes têm estado bem ao lado do Chega nesta questão) -- e termina, não apenas falando do dinheiro abarbatado pelos amigos do Zelensky, mas, estadista, reafirma por outras palavras: "queres tropas?, toma!" ou seja: que morram os outros, pois nós até propusemos no Parlamento classificar a Rússia como estado terrorista -- não queriam mais nada! (Burburinho de aprovação na taberna.)
António Filipe, à 1h41m: basicamente isto, que é a posição com a qual genericamente me identifico, e que será retomada por Gouveia e Melo: tropas em tempo de guerra, não; tropas em tempo de paz, também não, uma vez que a Ucrânia não está na geografia dos nossos interesses permanentes enquanto estado -- um argumento simples, mas não simplista, que só alguns analfabetos das Relações Internacionais não perceberam. Ah, e também não é um membro da Nato, a Ucrânia...
António José Seguro, à 1h42m: se dizem que é para manutenção de paz, Seguro crê, cheio de angelismo, que é porque haverá paz, e assim devemos mandar para lá "profissionais" para proteger os nossos interesses, que são também os da Europa -- oh, a impreparação!... --, e claro, tudo consensualizado entre os órgãos de soberania. O que é preciso são os consensos.
Catarina Martins, à 1h43: diz, à cautela, que como não sabemos de que paz se trata, está-se elaborar sobre nada. Quer mandar geradores para aquecer os deslocados internos. Estou com ela; porém, como visão estratégica é pouco.
Henrique Gouveia e Melo, à 1h45m: como é o único que verdadeiramente sabe do que está a falar, para além das considerações políticas, ou seja: entram na sua equação as tangíveis questões militares e operacionais, e outras, não tanto, como os interesses geoestratégicos de Portugal e também a sua História. Diz claramente que é contra -- só ele e António Filipe o dizem claramente --, e, ainda por cima, explica porquê, vão lá ouvir.
João Cotrim de Figueiredo, às 1h47m: fico espantado com o modo com que diz as maiores banalidades e até asneiras, sempre com aquele ar empreendedor e de mangas arregaçadas. A anedota do dia: corrige André Ventura naquilo em que este tinha razão e, quando interpelado, chega-se-lhe junto -- o que é preciso é evitar que os nossos rapazes vão para lá. Cotrim, cada cavadela...
Jorge Pinto, à 1h50m de debate: aproveita para falar indirectamente na Gronelândia, por causa do Direito Internacional. Mais pueril que Seguro, o que lhe interessa é soltar a Ucrânia das garras de Putin, vá-se lá saber porquê. Diz-se pacifista e comeu a sopa toda do prato que lhe puseram à frente.
sexta-feira, janeiro 02, 2026
zonas de conforto
Vergílio Ferreira: «Uma melancolia suave. Não desesperante. suave Compreende-se a "vontade de chorar por nada". É o súbito espaço vazio, a vertigem. A solidão. A solidão de não se estar sempre connosco. As gerações futuras deverão desembaraçar-se do tempo. Parece que já o tentam.» Conta-Corrente 1 (1980) § Machado de Assis: «Um dia de manhã, cinco depois da festa, o médico achou-o realmente mal; e foi isso que ele lhe viu na fisionomia por trás das palavras enganadoras: / -- Isto não é nada; é preciso não pensar em músicas...» Histórias sem Data (1884) -- «Cantiga de esponsais» § Aquilino Ribeiro: «Seroava-se nas lojas das vacas e aos sábados batia-se a ribaldeira até as Três Marias empalidecerem no céu. Invernos inteiriços como os dos lagartos. Mas, ah, logo que se ouvia a corcolher: tem-te lá, tem-te lá, Barrelas vazava-se por esses caminhos de Cristo em votos e romarias.» O Malhadinhas (1922) § Camilo Castelo Branco a Eduardo Costa Santos (1867): «Relativamente aos abatimentos, que o meu amigo faz aos livros que por aí tenho, são eles tamanhos que não os aceitaria eu. É certo que autorizei o Eduardo a abater, mas também com abatimento da percentagem que lhe designei. Sem isso não terão eles tão desgraçado fim. Prefiro recolhê-los porque merecem mais alguma estima. Do seu muito amigo // C. C. Branco // 30 de Julho 67.» in António Cabral, Homens e Episódios Inolvidáveis (1947) § António Ferro: «OBRAS DO AUTOR - Alguns papéis ao vento e muitos na gaveta...» Teoria da Indiferença (1920) § Jorge Amado: «Deixo de lado o grandioso, o decisivo, o terrível, o tremendo, a dor mais profunda, a alegria infinita, assuntos para memórias de escritor importante, ilustre, fátuo e presunçoso: não vale a pena escrevê-las, não lhes encontro a graça.» Navegação de Cabotagem (1992)
3 versos de Albano Martins
«Tu que esculpes / com mãos de água o corpo / e a sombra dos dias.»
Entre a Cicuta e o Mosto (1992)
- «Quatro perguntas, seguidas de um epílogo, ao escultor José Rodrigues»
Número total de visualizações de páginas
blogues activos
-
-
errâncias - *«O *proprietário do hotel olha-me de alto a baixo, como a considerar a minha resistência física. Avalia também o peso da bagagem. Em seguida, diz pausad...Há 16 horas
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
SUR LA PISTE DE BLUEBERRY, colectivo - Anlor, Alberto Belmonte, Dominique Bertail, Michel Blanc-Dumont, Blutch, Olivier Bocquet, Vincent Brugeas, Stefano Carloni, Alexandre Coutelis, Fred Du...Há 1 mês
-
-
-
-
-
Mensagens populares (semana)
-
1. Os traumatizados da História, aqueles que justa e/ou injustamente foram apanhados pelo turbilhão da Revolução e da Descolonização. 2. Os ...
-
«...Mansa, a manhã escorre pelo sono das estrelas,» A Vigília e o Sonho (1951) - «Ode»
-
«Moram os que moem, e remoem e esmoem, os que se fecham à pressa e por dentro com uma mania, e os que se aborrecem um dia, uma semana, um an...
-
«Eu quero viver contigo / Muito juntinhos os dois / O tempo que dura um beijo,» «Trocando Olhares» (póst., 1994)
-
a gentileza é sem dúvida uma qualidade da alma. A Mulher do Chapéu de Palha
-
Simone de Beauvoir: «"Em França, vocês pensam nos problemas sem os resolverem", dizia-me, um dia, um americano. "Nós não pens...
-
«Ao leres, / Ouve a Palavra em silêncio, / Olha o corpo que tem / E prova-lhe o sabor,» Ouvir a Palavra (2017) - «Ode à Palavra (Ouve a Pa...
-
«Nem sou da terra, nem da geração / Das gentes enojosas de Turquia, / Mas sou da forte Europa belicosa; / Busco as terras da Índia tão famos...
Honoré de Balzac (1799-1850)
«O amor é como o mar, que visto superficialmente ou à pressa pode ser acusado de monotonia pelos espíritos vulgares, ao passo que certos seres privilegiados podem passar toda a vida a admirá-lo, encontrando-lhe sempre uma diversidade que os encanta.»
Mensagens populares (mês)
-
1. Os traumatizados da História, aqueles que justa e/ou injustamente foram apanhados pelo turbilhão da Revolução e da Descolonização. 2. Os ...
-
a gentileza é sem dúvida uma qualidade da alma. A Mulher do Chapéu de Palha
-
« P ORTO COVO // 3.ª feira. 1 de Julho. 1975 // -- Boa-tarde, minha senhora. Tenho quartos, sim. Ainda cá não tenho ninguém. Dos meados de...
-
Confesso que me fartei de rir quando ouvi a notícia da captura do Maduro. Agora é que vão ser elas. Para já: se a legitimidade do Maduro era...
-
Ucrânia? Qual Ucrânia?... Neste momento tudo está a esfrangalhar-se, os imperialismos pujantes, a Europa de calças na mão, desprezada e de...
-
Na minha vida adulta só por duas vezes me deparei como uma situação de grande incerteza e perigo geopolítico com implicações directas no con...
-
«Moram as Teles, e as Teles odeiam as Sousas. Moram as Fonsecas, e as Fonsecas passam a vida, como bonecas desconjuntadas, a fazer cortesias...
-
«Mora a qui a insignificância, e até à insignificância o tempo imprime carácter. Mora aqui, paredes meias com a colegiada, o Santo, que de q...
Mensagens populares (ano)
-
Quão fácil é ao corpo a sepultura! Luís de Camões
-
a gentileza é sem dúvida uma qualidade da alma. A Mulher do Chapéu de Palha
-
José Régio: «Quando já os soluços lhe subiam ao peito, um homem parou diante dela: / --...Camionette... / -- Sim... murmurou entregando maqu...
-
É da prestimosa cnn-Portugal, e reza assim: "Rússia lança um dos maiores ataques aéreos de sempre contra civis depois do ataque da Uc...
-
A prospecção do lítio em Terras de Barroso (Boticas e Montalegre) é um abuso do Estado, exercido sobre os cidadãos daquele território. E de ...
-
Estamos num momento raro em que a realidade se altera diante dos nossos olhos e em que tudo pode estar em causa, incluindo as próprias Nato ...
-
António de Cértima: [14.8.1961] «Subo um pouco mais e, da planura verdejante do Rond Point, os olhos divertem-se a seguir o movimento da mul...
Alfred de Musset (1810-1857)
«Sei muito bem que neste mundo há calamidades que eu não poderei evitar; lamento as que não conheço, mas se sei de alguma devo tentar minorá-la. Por mais que faça, é-me impossível ficar indiferente perante a dor.»
Mensagens populares (sempre)
-
Quão fácil é ao corpo a sepultura! Luís de Camões
-
estou aqui
-
O meu nome está farto de ser escrito na lista dos tiranos: condenado à morte! Mário Cesariny
-
imagem do santinho, daqui . Anda praí tudo choquado porque o Opus Dei tem um index de livros para os seus membros. E depois? A grande ...
-
As imagens mais antigas que tenho dos desenhos animados da tv, então a preto e branco, estão aqui: não bem o Tom & Jerry da MGM, que ess...
-
Os meus quatro filhos andaram (um deles ainda anda) em colégios. Nunca me passou pela cabeça que o Estado tivesse de subsidiar esta opção d...
-
Não me posso esquecer da sopa de feijão do Jackpot, juntamente com o prego, sempre aqui louvados. Nada sabe melhor, após uma sessão do Fest...
-
«Aqui está um campino fumando gravemente o seu cigarro de papel que me vai emprestar lume.» * «Eurico era uma destas almas ricas de sublime...
ortografia
Segue-se a norma adoptada em Angola e Moçambique, que é a da ortografia decente.
John Ruskin (1819-1900)
«Os edifícios antigos não nos pertencem. Em parte são propriedade daqueles que os construíram; em parte das gerações que estão por vir. Os mortos ainda têm direitos sobre eles: aquilo por que se empenharam não cabe a nós tomar.»
M. Teixeira-Gomes (1860-1941)
«Do passado, só me interessa, em arte e literatura, a obra que conservou beleza actual. Assim, esse nome estupendo: "Cartago", no sítio próprio, pouco me diz, além da paisagem onde o lugar persiste. Na solidão do meu gabinete de trabalho, ou nas salas de uma biblioteca, ele parece ganhar em ressonância, e sacudir a poeira dos inúmeros cartapácios que lhe registram a crónica; das suas ruínas pulverizadas, nenhuma "substância" espiritual me assiste.»
Friedrich Nietzsche (1844-1900)
«É o meu nojo, e não o meu ódio, que me devora a grandes dentadas a vida!»
Coelho Neto (1864-1934)
«Nós caminhamos sobre túmulos. Como os antigos guerreiros para tomarem de assalto os muros das cidades iam subindo pela mortualha, fazendo de cada cadáver o degrau da escada, nós vencemos à custa do que foi ».
Seguidores
Euclides da Cunha (1866-1909)
« Ouviu-os indiferente e contrafeito. Não sabia respondê-los. Tinha a frase emperrada e pobre. Além disso, tudo quanto saía do passo ordinário da vida não o comovia, desorientava-o, contrariava-o.»
Máximo Gorki (1868-1936)
«Quem não faz bem a uma pessoa, faz-lhe mal...»
G. K. Chesterton (1874-1936)
«É sempre fácil baixar a cabeça diante da moda de cada época; o difícil é mantê-la sempre no lugar. É sempre fácil ser modernista, como é fácil ser um snob.»
A minha Lista de blogues
-
-
Outros nomes de batismo,... - Não se pode fugir de mim, de ser dia, de querer andar com nós múltiplos na garganta,…. e o ar em vez de estar dentro, dá-me a mão, por um caminho d...Há 4 horas
-
Telenova - in the name of your love, 2026 - "Romantic, divine, potent — whatever kind of love it is. Something that wakes you up. Calls you upwards. To something that’s not always easy or comfortabl...Há 6 horas
-
Ralph Towner - (1940 - 2026) - *Ralph Towner - (1940 - 2026)* Ralph Towner um dos nomes mais conhecidos do jazz deixou-nos a 18 de janeiro de 2026 e a sua arte na guitarra de 12 cordas ...Há 7 horas
-
Os gatafunhos da Clara Ferreira Alves e coleguinhas - Para esta ilustre intelectual da nossa praça, o impacto da tempestade Kristin foi maior na região de Leiria do que em Lisboa e no Porto porque Leiria é u...Há 8 horas
-
«Trabalhar o trabalho» - Foi só a mim que ocorreu este sketch dos Gato Fedorento, ao ver o recente vídeo de propaganda e autopromoção de Leitão Amaro, entretanto apagado (pelo fa...Há 10 horas
-
alejandro simón partal / apenas o que é justo - Peço aos dias que abandonem a sua acuidade sensível e retomem o árduo labor diário. Que se orientem a partir do que está certo: um sol nascente ...Há 14 horas
-
Sobre Aforismos, de Agustina Bessa-Luís - «Este é um livro sobre as paixões, a sua psicologia profunda, e, às vezes, muitas vezes, a sua ontologia. É composto por sondas lançadas em direcção à p...Há 15 horas
-
Baixos - Chegou à Bedeteca de Lisboa baixaria! Holandeses de André Toral (autor que saia na Animal!!) que conta a trajetória de dois irmãos judeus que se mudam para...Há 15 horas
-
Rua da Escola Politécnica, 51-55: «Casa das Tesouras» - De acordo com o olisipógrafo Matos Sequeira — reportando-se a uma noticia de um jornal daquela época — terá sido por volta de 1858 que foi construído o edi...Há 17 horas
-
Dick Tracy and Iron Fist - An odd couple to b sure, but it would be fun to see the city's top cop working alongside the martial arts master of K'un L'un...Há 18 horas
-
(des)lume(s) - Porque vens? Porque chamas? Na mais lídima aurora, a tua voz clama pela noite.Há 18 horas
-
A. R. Ammons - Mansão - *Ao entregar-se ao “vento”, o falante do presente poema parece aceitar o ciclo natural da vida e da morte, obsequiando-se a um elemento que é tanto poder...Há 20 horas
-
Está de chuva - [image: rain.jpg] É absurdo as eleições presidenciais continuarem a realizar-se em meados de Janeiro, o mês mais frio, o mês mais chuvoso. Sei do que ...Há 21 horas
-
Das doenças * - Do dicionário: *Caturra* adjectivo de 2 géneros 1. teimoso 2. pouco receptivo a inovações nome de 2 géneros 1. pessoa teimosa 2. pessoa apegada a pont...Há 21 horas
-
Ponto da situação - Chegámos a um ponto, aqui no retângulo e ilhas, em que a oposição entre entre tranquilidade e fúria, consenso e polarização, ponderação e imprudência, decê...Há 1 dia
-
Robert Reich - Trump cumpriu as suas promessas? - A administração Trump começou a semana a contar mentiras sobre o assassinato de Alex Pretti. Agora, Trump voltou a mentir sobre a economia para mudar de a...Há 1 dia
-
-
Curdos outra vez sozinhos - Nada de bom espera os curdos da Síria. Em Moscovo, durante a segunda visita desde que conquistou Damasco e enquanto obrigava os curdos a ceder território, ...Há 2 dias
-
Resumo de Leituras – Janeiro de 2026 (5) - 17 / 18 – Delicious in Dungeon – Vol. 8 e 9 – Ryoko Kui – O grupo acorda transformado! Literalmente! Sob o efeito de algo desconhecido assumem novas raças ...Há 2 dias
-
Tobias - *Revista Metro nº 16 - Jan 1989* As várias edições da revista Metro podem ser consultadas em https://o-rock-no-porto-nos-anos-80.pt/metro/. *Tobias - ...Há 2 dias
-
As Estelas da Peninsula Ibérica - Livro - The Iberian stelae of the Final Bronze Age & the Early Iron Age Araque Gonzalez, R., Celestino Pérez, S. & Raquel Vilaça, R. (eds,) (2025): *The Iberian ...Há 4 dias
-
PRECISAMOS DE RECONHECER QUE AINDA NÃO SABEMOS USAR A IAGEN NA EDUCAÇÃO ESCOLAR - Isaltina Martins e Maria Helena DamiãoPorque precisamos de pensar o uso das tecnologias de IAGen na educação escolar (antes de aí as introduzirmos sem crit...Há 5 dias
-
"A Multiplicação dos Milagres" João Pedro Porto - Após vários anos, regressei ao escritor de ficção e poesia açoriano João Pedro Porto, com a leitura do seu recente romance "A Multiplicação dos Milagres"....Há 5 dias
-
101 poemas portugueses - #75 - *ARDE UM FULGOR EXTINTO* *Arde um fulgor extinto* *no longe da tarde agoniada.Não me pesaria tantoa caminhada se, em lugar do dia,no seu e...Há 6 dias
-
-
Imagem da Palavra - 25/07/2013 - O Imagem da Palavra apresenta entrevista gravada com o escritor português António Lobo Antunes. O autor de *Eu hei-de amar uma pedra* comenta ...Há 1 semana
-
-
«CAMILO E EÇA FRENTE A FRENTE»: 'CAMILO CONTRA-ATACA' [ 20 ] . Ensaios de Crítica Histórico-Literária. 1949. - [image: capa 1.jpg] [image: 0-3 LARGO.jpg] [image: 0-3 B Frente a Frente.jpg] «Em 1887 vinha a lume o *Óbolo às Crianças, *publicação organizada com i...Há 1 semana
-
GRÉMIO LUSITANO – REVISTA, ANO 14, N.º 29, 2025 - *Grémio Lusitano* – *Ano 14*, *nº* *29*, 2025, p.80; *Propr. *Grémio Lusitano; *Editor*: Grémio Lusitano; *Director*: Pedro Luiz de Castro; *Director-...Há 1 semana
-
Está publicado o número de 2025 da revista A IDEIA - para adquirir o seu exemplar contacte: acvcf@uevora.ptHá 1 semana
-
5 títulos de Kenji Tsuruta (Sendai) - Esta leitura estava adiada há algum tempo, mas a recente publicação, pela Sendai, de* Espírito de Aventura* tornou possível o regresso a* Kenji Tsuruta*....Há 1 semana
-
Lucky Luke por Jean Giraud - A prancha 15 de “Pied tendre” por Morris (1). *Lucky Luke por Jean Giraud* A prancha 15 de “Pied tendre” por Jean Giraud. *“Hugh ! Si je peux me perm...Há 1 semana
-
As balas da guerra parecem beliscar pouco as transações de energia - Os cães ladram e a caravana passa… Os palhaços mantêm-se no palco, a entreter os telespectadores. Mas agora, já se vai espalhando a realidade de cada dólar...Há 1 semana
-
Costa Carvalho, o mestre com mil discípulos - A notícia da morte de José Costa Carvalho apanhou-me em Espanha e não pude prestar-lhe a homenagem que queria. Sabia-o doente e adivinhava o final, ma...Há 1 semana
-
Epitácio Carvalho - Lá fora é tudo abismo - [image: Literatura brasileira contemporânea] Epitácio Carvalho - Lá fora é tudo abismo - Editora Patuá - 180 Páginas - Capa, projeto gráfico e diagramação...Há 1 semana
-
O naZIOTRUMPISMO – o mundo sob o signo da besta - O ataque aos oposicionistas ao imperialismo norte-americano pelo Departamento de Estado não é de hoje. Desde os idos dias do renascimento do Patriot Act e ...Há 2 semanas
-
Uma petição em prol do Museu dos Descobrimentos - No passado dia 12 de Dezembro o arqueólogo Alexandre Monteiro escreveu aqui no Observador um extraordinário artigo expondo as razões pelas quais deveria ha...Há 2 semanas
-
O ANJO - Quem, a não ser Ele o Anjo da Anunciação poderia ter ajudado àquele parto solitário cortando o cordão de um sangue de Vida eterna que a Virgem ai...Há 3 semanas
-
NILSON MÜLLER - Perdemos o Nilson Müller. Virou estrelinha – no caso dele, estrelona: grande artista, grande profissional, grande amigo. Nessas situações sempre ... Conti...Há 3 semanas
-
Um de Janeiro - *Não me mostres nenhum nortenem estradas para lá* A. M. Pires Cabral Não venhas com directrizes, azimutes, direcções: o tempo, como as raízes, não pr...Há 4 semanas
-
Cirilo Volkmar Machado (1748-1823) - *Dom João, Criança* (1773) - Tecto da Sala das Descobertas ou dos Heróis Portugueses (colaboração de Bernardo António de Oliveira Góis, Palácio Nacional de...Há 4 semanas
-
Texto efémero - VI - No tempo que antecede o Natal há uma pausa. Em todos os tempos de natal, e não apenas neste que celebramos em comum. Essa pausa é como o tempo de respir...Há 5 semanas
-
Dançar Os Maias - Por força da sub-representação do bailado como grande arte, na ficção e no pensamento estético de Eça, ganha um significado especial a proposta que nos é a...Há 1 mês
-
Portugal é a "economia do ano" para quem? - Portugal foi eleito “economia do ano” para a The Economist, mas os portugueses referem o custo de vida entre as principais preocupações. Como se explica es...Há 1 mês
-
Sandra Correia -Concertos- - *2012 Sandra Correia na Feira Internacional de Artesanato do Estoril * Aquest novembre es compleixen quinze anys que conec la Sandra Correia. D'ençà d'aquel...Há 2 meses
-
Aventuras de Roldão, o Paladino da França - Tenho me descuidado deste blogue, espaço que cultivo desde 2009, e cujo nome, inspirado na canção "Baião atemporal", de Gilberto Gil, confere a mesma dig...Há 2 meses
-
Testemunho de um anarquista no dia 25 de novembro de 1975 em Lisboa - [image: Capturar (2).JPG] Barricada junto à PM, na Calçada da Ajuda Há já várias semanas que se percebia um agudizar da conflitualidade política, nomead...Há 2 meses
-
Realidade (bem +) Virtual - Veja que esquisito. Faz alguns anos que venho treinando pintura em realidade virtual. Ou VR painting, para quem é mais afrescalhado. Não sei bem o que pass...Há 2 meses
-
Olivier Besseron, chez les amis de Jules - C'est au tour d'Olivier Besseron de rejoindre les Amis de Jules. *Olivier Besseron* est un auteur de bande dessinée français né en *1969*. Auteur régulie...Há 2 meses
-
Shot #40: "Relato de Certos Factos" (Quetzal), de Yasmina Reza - "Relato de Certos Factos" (Quetzal), de Yasmina Reza, é um fio de missangas a desfilar pelos dedos e olhos do leitor. Cada missanga é um retrato dos ...Há 2 meses
-
1494: O Maior Segredo - Encontrei isto no YouTube canal História Ibérica sobre o meu livro *1494: D. JOÃO II E O SEGREDO DO BRASIL* O maior SEGREDO da Era dos Descobrimentos ...Há 2 meses
-
COLORGRAPHIA CLXXI - John Peter Russell (1858 – 1930), Retrato de Vincent van Gogh, óleo sobre tela (60.1 cm x 45.6 cm), pintado em 1886. Museu Van Gogh, Amesterdão. Texto sobr...Há 3 meses
-
Apresentação do “Um Número é + que 1 número” - Apresentação do meu livro “Um Número é + que 1 Número” em Coimbra, Estação Elevatória de Coimbra – Biblioteca Carlos Fiolhais, na próxima terça-feira, dia ...Há 3 meses
-
[3664.] JOSÉ MANUEL ROQUE || PRESO POLÍTICO EM 1947 E 1949 - * * JOSÉ MANUEL ROQUE ** *[28/08/1925 - 26706/1999]* *[José Manuel Roque]* *No centenário do nascimento de José Manuel Roque, a filha, **Vitalina da Co...Há 4 meses
-
Entáo este ano não há sueca ? - * Há seis anos* *«*Ainda que agora também tenhamos essa coisa muito importante que é modelos australianos, húngaros ou franceses a gostar da coligação P...Há 5 meses
-
Era inteira na mentira que você dizia - você ainda pensa? que eu gosto de comer tudo com colher e nas minhas meias engraçadas que eu não alcançava o banquinho alto da sua cozinha que quando ...Há 5 meses
-
Espero Chegar em Breve - No mês de Junho por norma recebo sempre alguns livros de oferta, ou não fosse mês de aniversário 😎 Este foi o presente da filhota, a adaptação do art...Há 6 meses
-
Vislumbrar - [velocidade_utopia-9/9] Mais do que uma férrea disciplina metodológica, em que de fontes bibliográficas construímos o discurso, este texto foi esboçado e...Há 7 meses
-
-
Dave Liebman - “Drum Ode” - Dave Liebman “Drum Ode” ECM Records 1975 Dave Liebman – soprano saxophone, tenor saxophone, alto flute. Richard Beirach – electric piano. John Abercrombie...Há 8 meses
-
"Maio maduro Maio" - "Maio maduro Maio" - Naná Sousa Dias Maio maduro Maio, quem te pintou? Quem te quebrou o encanto, nunca te amou Raiava o sol já no Sul E uma falua vinh...Há 8 meses
-
-
-
LE CINQUANTENAIRE DU VAGABOND DES LIMBES - Ce mois-ci, le VAGABOND DES LIMBES célèbre ses 50 ans. En effet, le premier tome de cette série mythique qui allie science-fiction, fantastique, anticipati...Há 10 meses
-
Macron passa o testemunho à ultradireita, avant la lettre - O Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, nomeou recentemente como primeiro-ministro um homem vindo do gaulismo, e dos seus herdeiros contemporâ...Há 1 ano
-
Festival Cordas homenagem músico açoriano Aníbal Raposo - A nona edição do Cordas World Music Festival, conhecido localmente como Festival Cordas, abre no Dia Mundial da Música, 1 de Outubro. O evento tem convite ...Há 1 ano
-
Trevas e luz: Um caminho para a liberdade - [image: z.png] A luta pela liberdade acompanhou vários escritores e jornalistas durante toda a Ditadura portuguesa (1926-1974). Irene Lisboa, autora nasci...Há 1 ano
-
Rádio - Em Órbita! - Rádio - Em Órbita! Na segunda metade da década de 60 (1/4/1965) nasceu o programa “Em Órbita” no Rádio Clube Português, realizado por Jorge Gil e Pedro S...Há 1 ano
-
Eloy - Ocean (1977) - Capa criada por Wojtek Siudmak. Veja a capa original aqui. Álbum Conceitual Frank Bornemann (vocal, guitarra) disse a Ira Kantor da Vintage Rock: A idei...Há 2 anos
-
Lugares da vida e da ficção - «De Viana disseram-me os rapazes que a demora da Carlota Ângela é causada pela falta de papel.Queria eu lá publicar este romance que estou escrevendo, mas ...Há 2 anos
-
A primeira equipa campeã nacional de hóquei de Sala pelo Cascais (2001) - Corria o dia 11 de Fevereiro de 2001 quando, pela primeira vez na sua História, o Grupo Dramático e Sportivo de Cascais foi campeão nacional na modalidade ...Há 5 anos
-
Maria Ondina na Nam Van - Há sempre um acto de generosidade que dá alento aos dias cinzentos de desânimo. No caso, a generosidade tem nome e chama-se Rogério Beltrão Coelho. Fez-m...Há 6 anos
-
Título qualquer serve - Regressei ontem aqui. Ter insónias tem vantagens: não conciliamos o sono, mas reconciliamo-nos com o mundo que deixámos na sonolência que é o quotidiano,...Há 7 anos
-
-
Saga - Autor(es) Brian K. VAUGHAN, argumento; Fiona STAPLES, desenho Editora G-Floy Studio Número de Volumes 12 volumes Impressão Quatro Cores Faixa Etária Recome...Há 13 anos
-
Portugal Imaginado - Um projecto de Joana Baptista e Mariana Leão (produzido para a exposição Timeless do Experimenta’09) à volta da imagem turística de Portugal, veiculada pel...Há 15 anos
-
-
Imprensa
-
Venezuela announces mass amnesty plan for political prisoners dating back to Chavez era - Delcy Rodríguez also plans to close notorious El Helicoide prison as opposition figures remain wary over new leadership Venezuela’s acting president anno...Há 52 minutos
-
“Si on ne comprend pas l’Oklahoma, on ne peut pas comprendre les États-Unis” - Arrivé enfant dans l’Oklahoma, le journaliste et essayiste d’origine jamaïcaine Caleb Gayle a entrepris de revisiter l’histoire de cet État situé au cœur d...Há 57 minutos
-
ICE Expands Power of Agents to Arrest People Without Warrants - An internal memo changed the standard from whether people are unlikely to show up for hearings to whether they could leave the scene.Há 2 horas
-
Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, vai 'pausar' turismo espacial para focar no retorno à Lua - A Blue Origin, empresa espacial do bilionário Jeff Bezos, informou nesta sexta-feira (30) que fará uma pausa temporária nos voos de seu foguete de turismo...Há 3 horas
-
CESP alerta: patrões não podem penalizar quem faltar por causa da tempestade - «Se faltaste por causa dos danos causados pela tempestade, apresenta provas da tua impossibilidade de ir trabalhar. Estas faltas têm de ser justificadas (e...Há 4 horas
-
APA tem dois dias para preparar albufeiras para “semana muito complicada” - Durante o fim-de-semana serão preparadas as albufeiras para ganharem encaixe, tendo em conta os picos de chuva previstos para os dias seguintes.Há 4 horas
-
Cápsulas do Tempo: A era “cool” das transportadoras de competição - Longe vão os tempos em que se podia apelidar a F1 de “circo”. A expressão … Ler mais O conteúdo Cápsulas do Tempo: A era “cool” das transportadoras de c...Há 4 horas
-
Luís Pedro Nunes: “Os portugueses não conseguem admitir que são dos mais baixos da Europa” - “Atingimos qualquer coisa porque há outros que continuam a crescer e nós…”, referiu ainda o comentador, no ‘Irritações’.Há 5 horas
-
Pedro Abrunhosa: “Deus e a arte estão juntos no consolo da Humanidade” - Pedro Abrunhosa levou um pedido do Papa Francisco muito a sério, até porque, apesar de agnóstico, se considera "profundamente cristão" e defende que "ver ...Há 5 horas
-
Justiça dos EUA rejeita pena de morte para Luigi Mangione - Em decisão anunciada nesta sexta-feira (30/01), a juíza distrital de Nova York, Margaret Garnett rejeitou a aplicação de pena de morte ao norte-americano...Há 6 horas
-
Mes usato per la sanità? No, per la Difesa. L’ipotesi che riapre il dibattito politico - La partita, nelle parole ribadite più volte dalla Lega, “è chiusa”. Eppure, ha osservato Tajani, dentro al fondo ci sono “soldi che non possono restare b...Há 8 horas
-
Leiria: «Não estão sozinhos neste momento», diz D. José Ornelas em mensagem às vítimas do mau tempo - Diocese canaliza ajuda através de fundo de emergência da Cáritas Leiria, 30 jan 2026 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima manifestou hoje a sua solidaried...Há 8 horas
-
Affaire Epstein : 3 millions de pages, 2 000 vidéos et plus de 3 000 références à Trump… Que contiennent les derniers documents publiés ? - Le ministère de la Justice américaine a publié ce vendredi près de 3 millions de documents concernant l’affaire Epstein. Une publication tardive, qui entre...Há 9 horas
-
Book Club: Let’s Discuss ‘The Hounding,’ by Xenobe Purvis - In this debut novel, set in 1700s England, five sisters are rumored to turn into a pack of dogs.Há 9 horas
-
The new Dutch government has big plans. Here are 5 things to know. - The coalition agreement lays out a series of ambitious goals — but those hoping for a dramatic shift after years of right-wing politics could be disappointed.Há 10 horas
-
Resolvida a avaria técnica que interrompeu circulação do metro na Senhora da Hora - Quebra no pantógrafo de um veículo provocou um problema de energia e impediu as composições de circularem entre a Senhora da Hora e as estações de Vasco ...Há 11 horas
-
Fifteen Below Zero - Driving to St. Paul from the airport you pass under Fort Snelling, an enormous limestone structure from the early nineteenth century. In November 1862, fol...Há 11 horas
-
Meurtre d’un patron d’assurance américain : Luigi Mangione ne risque plus la peine de mort - L’Américain de 27 ans, poursuivi pour avoir abattu en pleine rue à New York le patron du plus gros groupe d’assurance santé américain en décembre 2024, ne ...Há 12 horas
-
Ucrânia: cessar-fogo traz esperança ou são promessas vazias? - Bruno Cardoso Reis acredita que ainda é cedo para avaliar a efetividade do cessar-fogo e fala do momento crítico nas negociações. Ainda o regime iraniano e...Há 12 horas
-
EN DIRECT, guerre en Ukraine : les frappes russes nocturnes n’ont pas ciblé les sites énergétiques ukrainiens, dit Volodymyr Zelensky - « Nous constatons actuellement une réorientation de l’armée russe vers des frappes logistiques », a ajouté le président ukrainien. Une usine du cigarettier...Há 13 horas
-
Inside this month’s free Uncut CD: Run Run Run, 15 tracks of the month’s best new music - Bill Callahan, The Delines, Iron & Wine, Buck Meek, Hen Ogledd and more feature on our latest free Uncut CD.Bill Callahan, The Delines, Iron & Wine, Buck...Há 14 horas
-
Les Montagnes dorées - [image: les-montagnes-dorees_une] On dirait un fantôme. Pourtant, il est bien là, Dima, en chair, en os et en trauma. Déclaré mort par l’armée, il revient ...Há 20 horas
-
Exclusive: Trump May Launch Strikes on Iran — Regime Change, Not Nukes, Is the Goal, by Joshua Scheer - Drop Site News exclusive reports that senior U.S. military officials have informed the leadership of a key Middle Eastern ally that President Donald Trump ...Há 23 horas
-
-
« Pourquoi ne pas indiquer quand les journalistes ont recours à l’intelligence artificielle ? » - « À propos », le podcast du Soir - Deux ans après la première salve, Le Soir relance l’opération Pourquoi ? La rédaction vous invite à poser vos questions, à soumettre vos interrogations s...Há 1 dia
-
Relações entre a UE e os EUA sofrem mudança estrutural - Na sequência do pico da crise da Gronelândia e por via das críticas de Mark Rutte, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Ka...Há 1 dia
-
O interior não está à venda - No dia 30, a Plataforma de Defesa do Parque Natural do Tejo Internacional (PDPNTI) vai entregar, na Assembleia da República, uma petição pública contra as ...Há 1 dia
-
-
André Ventura foi apanhado 7 vezes a mentir no debate com António José Seguro - André Ventura foi apanhado 7 vezes a mentir no debate único com António José Seguro para a 2ª volta das presidenciais. Dos vários verificadores de desinfor...Há 1 dia
-
Isto não se esquece - Semanalmente, publicamos um diálogo entre Lisboa e Maputo. Uma ideia que nasceu de residências literárias feitas pelos escritores Ana Bárbara Pedrosa e ...Há 1 dia
-
Isto não se esquece - Semanalmente, publicamos um diálogo entre Lisboa e Maputo. Uma ideia que nasceu de residências literárias feitas pelos escritores Ana Bárbara Pedrosa e ...Há 1 dia
-
A Disputa pela Gronelândia (I) - “Whoever controls the Arctic controls the future.” Mikhail Gorbachev A crescente atenção dos Estados Unidos à Gronelândia, particularmente durante a pres...Há 2 dias
-
Manutenção da CP no Metro do Porto - voz dos sindicatos Entrevista: Manutenção da CP no Metro do Porto The post Manutenção da CP no Metro do Porto first appeared on Jornal Maio.Há 2 dias
-
«Oleanna», ou a ambiguidade entre dois seres humanos - O ano de 2025 fechou no teatro São Luiz com uma peça de David Mamet, Oleanna, encenada por Carlos Pimenta. Em palco o tema do assédio e duas personagens:...Há 1 semana
-
Livro por Papel-Pensante - 1. O tempo que passei fechado sem nenhum leitor, justificou ser imolado pelas traças. (Inês Lourenço) 2. Quando me fechas, abres a vida. (Pablo Neruda) 3. ...Há 1 semana
-
13.01.2026 – terça – mais novos - O conteúdo 13.01.2026 – terça – mais novos aparece primeiro em Oração da manhã.Há 2 semanas
-
A nova voz das periferias - O Jornal dos Bairros traz informação, feita por moradores, sobre o que acontece localmente e sobre os temas que influenciam o nosso dia-a-dia. A Rádio Vida...Há 3 semanas
-
Os melhores discos de 2025 - Um breve olhar por lançamentos nacionais e internacionais, juntando os espaços de arquivo e a música clássica.Há 4 semanas
-
U2 retomam digressão no final de 2016. Portugal à espera de datas - Em entrevista à revista 'Q', a banda de Dublin fala de novas canções e da digressão interrompida após os atentados de Paris.Há 4 semanas
-
-
XIIICorrida Noturna JIV concentra cerca de 200 atletas - A segunda prova do Campeonato de Estrada da Associação de Atletismo de São Miguel disputou-se no passado dia 8 de novembro, em São José.Há 2 meses
-
Nascido há 100 anos, Frantz Fanon foi pioneiro da descolonização - Nascido em 20 de julho de 1925 em Fort-de-France, Martinica, Frantz Omar Fanon cresceu em uma sociedade que formalmente fazia parte da França, mas que de...Há 6 meses
-
Deus, intuição e Rock and Roll - Em "Ghost Ranch", "Uma serenidade em êxtase" e "What Holds The Structure", Henrique Pavão, Sara Chang Yan e Maria Appleton exploram conceitos que vão da ...Há 7 meses
-
Dopo l’Ucraina la Russia si sentirà autorizzata a prendere di mira altri Paesi? - I siti filo-governativi abbondano in questi giorni di presunte indiscrezioni, ovvero l’intenzione di Putin di proporre a Trump una nuova spartizione delle ...Há 10 meses
-
Portugal Digital – Informação da CCA - Caros leitores, a CCA-Consultores de Comunicação Associados, […]Há 1 ano
-
Localisez votre famille grâce à RetroNews ! - Retrouver l’adresse d’un ancêtre relève quelque fois du jeu de piste. Fort heureusement, cette information, si capitale en généalogie, est fréquemment me...Há 1 ano
-
Os dez artigos mais lidos em 2023 - Os dez artigos mais lidos em 2023 Em 2023, o *Setenta e Quatro* voltou a rondar um milhão de visitas. O balanço deste ano não deixa de revisitar um dos m...Há 2 anos
-
JMJ: trânsito condicionado segunda-feira junto ao Passeio Marítimo de Algés - Público - JMJ: trânsito condicionado segunda-feira junto ao Passeio Marítimo de Algés Público*Ver cobertura completa no Google Notícias*Há 2 anos
-
Teatro Comunale di Alessandria pronto entro il 2026: sono cinque i progetti fra cui scegliere - ALESSANDRIA. La data tanto attesa dagli alessandrini ora è nero su bianco: il Teatro Comunale verrà restituito alla città entro il 2026. Significa che, dop...Há 3 anos
-
Bernadette Leemans, «réfugiée climatique», en tête de la marche pour le climat - Habitante de Chaudfontaine, Bernadette Leemans a dû quitter sa maison à cause des inondations de juillet dernier. Elle est à la marche pour le climat. «Act...Há 4 anos
-
Cuba e o desporto - Sete medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze: foi este o saldo da participação de Cuba nos recentes Jogos Olímpicos de Tóquio, garantindo-lhe um ...Há 4 anos
-
Post-Covid, la mode se vit sous subculture acid - Les créateurs et les créatrices vont puiser dans les raves des années 1990 couleurs et silhouettes pour une réflexion sur le corps et la liberté imaginant ...Há 4 anos
-
Un periodista que viajó a Milán para cubrir el Valencia-Atalanta, positivo por coronavirus - Se trata del segundo caso confirmado en la comunidad y el decimoquinto en España desde el lunesHá 5 anos
-
-
Ce que la crise des gilets jaunes dit du journalisme - Ce post est (bien trop) long, vous voudrez bien m’en excuser par avance. Je veux parler ici de la crise des gilets jaunes. Pas tant du mouvement lui-même q...Há 7 anos
-
First acts announced for WOMAD Charlton Park 2018 - Amadou & Mariam, Ken Boothe and Dobet Gnahoré are among the first acts announced for this year’s WOMAD Charlton Park Festival from July 26-29 The first w...Há 7 anos
-
-
Margo Price – All American Made - Rapid-fire follow-up to 2016’s debut Midwest Farmer’s Daughter. The post Margo Price – All American Made appeared first on MOJO.Há 8 anos
-
Erivelto já dá pontos ao Sp. Covilhã - Um golo do avançado brasileiro Erivelto, na conversão de uma grande penalidade, permitiu ao Sp. Covilhã evitar a derrota e trazer um ponto da visita a Alco...Há 9 anos
-
Le Prix Roger Nimier célèbre un roman rouge ! - Le roman soviétique de Paul Greveillac, *Les Âmes rouges*, a reçu mercredi le prix nommé en mémoire du célèbre Hussard. Chapeau (alternatives) Le roman ...Há 9 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Thomas Mann (1875-1955)
«Ele aguçou-lhe o olhar e deixou-o entrever as grandes palavras que enchem o peito humano, abriu-lhe a alma humana e a sua própria, fê-lo clarividente e mostrou-lhe o interior do mundo e por fim aquilo que está por trás de palavras e acções. Mas o que ele viu, foi isto: o cómico e a miséria, o cómico e a miséria.»
Raul Proença (1884-1941)
«O socialismo é um liberalismo penetrado de vontade, tentativa deliberada e permanente para pôr o mundo à escala humana.»
Fernando Pessoa (1888-1935)
«A superioridade não se mascara de palhaço; é de renúncia e de silêncio que se veste.»
Fidelino de Figueiredo (1888-1967)
«...só nos insurgimos com vital impulso contra o que em nós trazemos.»
Ferreira de Castro (1898-1974)
«Nenhum de nós é um só homem».
Blogs Portugal
Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944)
«A infância, esse grande território donde todos saímos! Pois donde sou eu? Sou da minha infância como se é de um país...»
Vercors (1902-1991)
«não posso ofender um homem sem sofrer, mesmo que esse homem seja meu inimigo.»
Dmitri Shostakovich (1906-1975)
«Ou dizemos a verdade sobre o passado, ou calamo-nos.»
Arquivo do blogue
-
▼
2026
(59)
-
▼
janeiro
(59)
- zonas de conforto
- «Streets of Minneapolis» (Bruce Springsteen)
- 3 versos de Alexandre Dáskalos
- o que está a acontecer
- zonas de confronto
- 4 versos de Camões
- o que está a acontecer
- 1 verso de José Fernandes Fafe
- Django Reinhardt, «I Love You»
- quem vota em Ventura, para além dos pobres de espí...
- 3 versos de Florbela Espanca
- zonas de conforto
- Murray Perahia & Radu Lupu, «Andante e Variações» ...
- 4 versos de Maximiano Gonçalves
- «A Case of You» (Diana Krall)
- o que está a acontecer
- Red Onion Jazz Babies, «Texas Moaner Blues»
- 4 versos de Ana Hatherly
- zonas de confronto
- 1 verso de Manuel Alegre
- Wynton Marsalis & Eric Clapton, «Joe Turner's Blues»
- 2 versos de António Jacinto
- ucraniana CDIX (e provavelmente a última) - Ucrâni...
- 3 versos de Manuel Bandeira
- David Benoit, «Red Baron»
- 3 versos de Rui Pires Cabral
- podia ter sido pior
- o que está a acontecer
- Madonna & Warren Beatty, «Now I'm Following You (P...
- há o voto em Manuel João Vieira e o voto no tiriri...
- 2 versos de Pedro Tamen
- Bruce Springsteen, «Stolen Car»
- 3 versos de José Régio
- 1 verso de Antero de Quental
- imagine-se Cotrim e os outros quando tudo arde... ...
- 2 versos de José Alberto Oliveira
- ah, os Persas...
- o que está a acontecer
- 3 versos de Fernando Assis Pacheco
- Genesis, «Stagnation»
- «Oração ao Tempo» (Caetano Veloso)
- 5 versos de Fernando Jorge Fabião
- o que está a acontecer
- Cannonball Addeley, «Letter From Home»
- 4 versos de Camões
- 4 versos de Manuel Bandeira
- JornaL
- 5 versos de Rui Knoplfi
- voto em Gouveia e Melo
- 3 versos de Carlos Daniel
- Django Reinhardt, «Love's Mood»
- este Trump é um pândego
- os candidatos presidenciais dizem de que modo enca...
- zonas de conforto
- King Oliver (com Louis Armstrong), «Riverside Blues»
- 3 versos de Albano Martins
- as minhas melhores leituras e releituras de 2025 (...
- o que está a acontecer
- 2 versos de Dora Gago
-
▼
janeiro
(59)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)































































